Rally em Arganil: Guia do Espectador 2025
As portas da Serra do Açor abrem-se no dia 16 de maio para receber a 58.º edição do Vodafone Rally de Portugal, numa das mais emocionantes e desafiantes etapas do campeonato mundial.
Esta data marca a continuidade de uma história única, em que o espírito do rally e a identidade de Arganil se fundem de maneira verdadeira e apaixonada.
Para que todos possam viver esta experiência com entusiasmo e segurança, reunimos no Guia do Espectador as principais informações e recomendações úteis.
Este é o ponto de partida para acompanhar, de forma segura e bem informada, um dos momentos mais aguardados do calendário desportivo internacional – com Arganil, a Capital do Rally, uma vez mais, no centro da ação.
Consulte e faça o download do Guia do Espectador 2025
Horários da Classificativa de Arganil
1.ª passagem: 10:41 – Arganil 1 (14,44 km)
2.ª passagem: 14:41 – Arganil 2 (14,44 km)
Reagrupamentos no Sub-Paço, Arganil: 11:16 e 15:16
(chegada do primeiro carro)
Às 10:41 os pilotos fazem-se à estrada a partir da mítica Casa do PPD, imortalizada nos road book da prova, seguindo pela zona do Sardal, Pai das Donas e Esculca, antes de chegarem à meta, no Alqueve.
Os pilotos repetem o percurso a partir das 14:41.
Condicionamentos de trânsito
Entre as 17:00 do dia 15 (quinta-feira) e as 18:00 do dia 16 de maio (sexta-feira), o trânsito encontra-se condicionado em diversos locais do concelho.
Todos os condicionamentos de trânsito (interdição de circulação, de estacionamento ou outros) estão devidamente indicados no local, através de sinalética.
Transportes públicos, residentes e trabalhadores vão ter acesso aos locais interditos mediante apresentação de um comprovativo de morada aos elementos da GNR presentes no terreno (ex.: carta verde do seguro da viatura; fatura da água/eletricidade).
ARGANIL
Condicionado: Entre a rotunda do Sub-Paço e a Rua Dr. Alberto Moura Pinto, pela Rua Marinha Afonso
Corte total: Estacionamento do Parque Verde Urbano do Sub-Paço
FOLQUES
Condicionado: Mosteiro de Folques > Monte Redondo > Salgueiro > Bocado
Corte total: Mosteiro de Folques > Alqueve
CEPOS
Condicionado: Interceção do CM 1440 com a EM 508 (acesso à ZE 15)
Corte total: EM 544 em direção (> Cepos) e EM 543, (Cepos > Teixeira/Porto Castanheiro); EM 508 na interceção com a EM 543 > Alto dos Parrozelos
BENFEITA
Sentido único: Vale do Carro > Esculca > Luadas > Benfeita
Corte total: Senhora das Necessidades > Sardal
CÔJA
Condicionado: Salgueiral > Alqueve/Mosteiro de Folques
Zonas de Espetáculo
A classificativa de Arganil dispõe de três Zonas de Espetáculo (ZE) preparadas para acolher em segurança o público.
Os adeptos da modalidade podem ainda contar com quiosques/bares nestas ZE e ao longo do acesso ao troço.
Será possível estacionar próximo do troço, uma vez que as estradas serão cortadas mais perto da zona da prova, libertando espaço ao longo da via.
O acesso de carro às ZE será feito sem qualquer restrição de horário.
Como Chegar
ZE 1 e ZE 3: Através da vila de Côja > Esculca/Luadas (CM 1345-3)
ZE 2: Seguir em direção ao Posto de Vigia de Monte Redondo, via Arganil. O trânsito encontra-se cortado no sentido contrário, de forma a que seja libertado espaço para estacionamento ao longo da via.
Onde estacionar
Será possível estacionar mais próximo do troço, uma vez que as estradas serão cortadas mais perto da zona da prova, libertando espaço ao longo da via.
Vai ser, ainda, permitido estacionar em parques devidamente autorizados. Siga as indicações dos agentes da GNR presentes no local.
Onde comer
Há quiosques e bares no interior das ZE e ao longo dos acessos ao troço.
Parque de Assistência Remota no centro de Arganil
Este ano, o parque de assistência instalado no Parque Verde Urbano do Sub-Paço, centro de Arganil, apresenta duas grandes novidades. Pela primeira vez, carros e pilotos reagrupam não só após a primeira, mas também após a segunda passagem pelo troço.
Além disso, o espaço vai funcionar como zona de assistência remota, permitindo às equipas, além da habitual troca de pneus, realizar ajustes e reparações mecânicas, garantindo que os carros enfrentem a fase seguinte nas melhores condições possíveis.
