Município de Arganil garante apoio para recuperar danos do incêndio de 2024
Foi assinado, no passado dia 21 de abril, o Contrato de Auxílio Financeiro que garante ao Município de Arganil um apoio de cerca de 31.500 euros, através do Fundo de Emergência Municipal (FEM), para reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos afetados pelos incêndios rurais de setembro de 2024.
Este apoio do Governo, formalizado entre o Município de Arganil, a Direção-Geral das Autarquias Locais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, permite a reparação da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial de Côja, bem como da sinalética dos percursos pedestres e do Centro de BTT.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, reconheceu o esforço que tem vindo a ser feito pelo Governo para dar resposta aos prejuízos causados por este tipo de ocorrências, que afetam cidadãos, empresas e municípios, sobretudo ao nível das infraestruturas públicas. Sublinhou ainda que, embora os prejuízos no concelho de Arganil não tenham sido assinaláveis neste domínio, a resposta agora prestada é muito positiva.
Presente na cerimónia, o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, destacou que, ainda que o apoio não tenha sido elevado, reflete a atenção do Governo perante os danos registados e a importância de se conhecer melhor o território para prevenir futuras ocorrências.