Loja Social
Foi inaugurada a Loja Social de Arganil no âmbito do projeto “ARGANIL SOLIDÁRIA”, no dia 3 de Dezembro de 2012, uma ação integrada no Plano de Ação da Rede Social de Arganil, da responsabilidade da Câmara Municipal de Arganil e dos parceiros envolvidos.
A Administração da LOJA SOCIAL é constituída por três Entidades Parceiras, com uma rotatividade de gestão anual.
Integra obrigatoriamente a Administração da Loja Social, a Câmara Municipal de Arganil e as restantes entidades que são designadas em reunião de parceiros da Loja Social.
São parceiros da Loja Social de Arganil as seguintes Instituições: Câmara Municipal de Arganil; Conferência S. Vicente de Paulo; Associação Passo a Passo; Centro Distrital de Coimbra, ISS.IP – Serviços Locais de Segurança Social; Santa Casa da Misericórdia de ArganiL; APPACDM de Arganil; Paróquia de Arganil; Associação Juvenil CUME; Associação Juvenil “GAUDEAMUS”; Lions Club de Arganil; Igreja Adventista do Sétimo Dia – ADRA; Agrupamento de Escuteiros 874 e o Agrupamento de Escolas de Arganil.
A LOJA SOCIAL é uma resposta social solidária, de intervenção e emergência na área social, surgindo no Concelho como uma estrutura de atendimento e acompanhamento de proximidade, com o objetivo de suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da recolha de bens usados ou novos, doados por particulares ou empresas.
A Loja Social de Arganil funciona no Centro Social e Paroquial de Arganil, com a colaboração de 13 voluntários (as) e com o horário semanal de segunda a sexta-feira (Das 14.30 – 16h30).
Os Voluntários têm ajudado o projeto a desenvolver-se, para além contribuírem com o seu tempo e contribuem também com o seu conhecimento, técnico e profissional (Exemplo: explicações a alunos carenciados, efetuada por professora voluntária em situação de reforma, entre outras atividades);
Objetivos
- Promover a melhoria das condições de vida de pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, através da atribuição totalmente gratuita de bens de primeira necessidade;
- Potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas e de todos os cidadãos na recolha dos bens;
- Contribuir para o incremento do espírito de solidariedade civil e responsabilidade social;
- Incentivar e dinamizar o voluntariado local.
Valências:
- Banco Social
Uma loja de bens usados ou novos constituída pelos bens materiais doados por particulares ou empresas como roupas, brinquedos, mobiliário e eletrodomésticos, entre outros. Esta estrutura contará com a doação de bens provenientes de pessoas, ou com o apoio quer do comércio tradicional do Concelho de Arganil, quer de outras empresas.
- Banco Didático
Será um espaço da Loja que servirá para a recolha de material didático, livros escolares e material escolar, doados por parte das famílias, pessoas e escolas, onde as famílias com filhos (alunos) com necessidades podem adquirir material didático para as suas crianças e jovens estudantes.
- Banco Solidário
Define-se como o espaço que servirá de armazém para colocar os restantes donativos, de forma a servir como suporte ao Banco Social, quando este se encontrar com pouco espaço de armazenamento, quer para certos bens materiais quer para objetos doados de grande porte;
- Banco Alimentar
Espaço apropriado para os géneros alimentícios não perecíveis, doados ou angariados, destinados às famílias utentes com maiores necessidades.
- Banco de Voluntariado
Pretende ser, como o próprio nome indica, um espaço onde se reúnem voluntários para dar auxílio às tarefas que a Loja Social exige, quer seja, a recolha e distribuição de donativos, quer na triagem dos mesmos.
O Banco de Voluntariado deverá, no seguimento da sua intervenção, articular com diferentes entidades concelhias de carácter social e comunitário, no sentido de permitir a integração dos beneficiários em programas de voluntariado, ajustados ao seu perfil e disponibilidade, de forma a garantir o pressuposto de uma responsável contrapartida social, promovendo a “troca” e não a dádiva;
- Mercado Solidário
Define-se como um espaço de troca direta de bens alimentares e outros bens. A família referenciada e registada como carenciada e beneficiária pode doar bens que tenha em excesso ao Mercado, recebendo em troca outros bens ou valor em moeda simbólica do Mercado Solidário “Pintassilgos”, para aquisição de produtos/bens.
- Equipa Móvel
Servirá exclusivamente para a recolha e distribuição de bens materiais, quando estes sejam de grande porte. Esta distribuição pretende ser alargada a todo o Concelho de Arganil.
- Equipa de tratamento/Recuperação
Tem a responsabilidade de receber e fazer a triagem de todo o material, engomar, dobrar e arrumar as roupas; limpar e cuidar da higiene da LOJA SOCIAL.
- Técnico Solidário
Caracteriza-se por Voluntários com determinada formação técnica/profissional que disponibilizam os seus serviços de forma solidária.
Beneficiários da LOJA SOCIAL:
Todos os agregados familiares e indivíduos em situação de vulnerabilidade económica e social;
Serão apoiados como beneficiários somente indivíduos residentes no Concelho de Arganil, não voluntários na Loja Social, que por carência não possam custear, determinados bens materiais, tais como alimentação; vestuário; calçado; eletrodomésticos e outros, com vista ao melhoramento das suas condições básicas de necessidades de subsistência.
Processos de Admissão:
O processo de admissão é feito mediante o uso dos formulários certificados e baseados nos critérios de seleção previamente definidos, por forma a ir ao encontro dos objetivos propostos pelo Projeto LOJA SOCIAL, que visa apoiar famílias carenciadas do Concelho de Arganil.
Donativos:
A Loja Social receciona donativos em géneros alimentares, produtos de higiene, utensílios, roupas e outros, doados por particulares ou empresas que solidariamente querem contribuir. Estes serão canalizados para as respetivas valência, onde serão colocados à disposição dos beneficiários.
Poderão contactar: gabinete de ação social: 235200143; ou entregar diretamente na Loja Social.
Anexos:
– Regulamento do Projeto “Arganil Solidária”;
– Ficha de inscrição de voluntário;
– Ficha de inscrição de benficiário;