O desperdício alimentar apresenta um conjunto de consequências que afetam as nossas vidas. Com impacto ao nível ético, económico, social, sanitário e ambiental. É, por isso, necessário encontrar caminhos e estratégias que o minimizem, ou mesmo, que tendencialmente o solucionem.

Nasce assim, em 2014, o Alimentar+ em Arganil, fruto de uma parceria entre o Município de Arganil, Associação Passo a Passo, Agrupamento de Escolas de Arganil e Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte. Um projecto que preconizou, inicialmente, a minimização da carência alimentar das famílias do concelho, através da prevenção do desperdício alimentar nas cantinas escolares. As refeições não consumidas pelos alunos nas cantinas escolares, são reaproveitadas e distribuídas pelos alunos em situação de carência social, que levam as refeições da escola para casa.

O reaproveitamento das refeições não consumidas iniciou-se na cantina do Centro Escolar de Arganil, posteriormente no Centro Escolar de São Martinho da Cortiça e, de acordo com os excelentes resultados obtidos, alargou-se à cantina do Centro Escolar de Coja. Com a transferência de competências na área de educação no ano letivo de 2022/2023,  o projeto foi alargado às escolas dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário e Profissional do concelho de Arganil, tendo sido distribuídas até ao momento um total de 3822 refeições. Uma experiência piloto no concelho de Arganil direcionada para as crianças e alunos que se encontram inseridos em agregados familiares mais carenciados socialmente e que frequentam a Educação Pré-Escolar, 1º , 2º e 3º do Ensino Básico e Ensino Secundário e Profissional do concelho de Arganil.

Em Outubro de 2016, o projecto ganha uma nova valência, com o objetivo de reaproveitar todo o excedente alimentar das superfícies comerciais, tendo assim uma maior capacidade de resposta para apoiar as famílias carenciadas do concelho.

Neste sentido, o protocolo assinado em Outubro de 2016, estabeleceu, além das parcerias já existentes, parceria com uma nova entidade, a superfície comercial Intermarché, que assegura a doação de produtos alimentares excedentes em boas condições de consumo, o que permitiu, até ao momento realizar 3233 apoios a 55 famílias carenciadas, com um total de 45387 produtos doados.

Para o sucesso do projeto contribuíram, não só, todos os parceiros envolvidos, como entidades que sinalizam situações de vulnerabilidade e voluntários que assumem um papel importante e que veem o seu trabalho ao serviço da comunidade, reconhecido.

Assim, esta rede permite, simultaneamente, colmatar carências económicas e alimentares existentes no concelho e promover uma atitude socialmente responsável e dinâmica na comunidade.

Este projeto apresenta-se como uma mais-valia para a comunidade local, que desta forma se mobiliza para alimentar quem mais precisa.

Resultados:

Alimentar + em Arganil – 2014_2024 – Refeições Escolares

  Alimentar + em Arganil – 2016_2023 – Apoio à Comunidade