No dia 28 de março comemora-se a “Hora do Planeta”, iniciativa da organização global de conservação de natureza – WWF – World Wildlife Found. Esta iniciativa nasceu há 12 anos em Sydney, como um gesto simbólico para chamar a atenção para o problema das alterações climáticas. No ano passado, milhares de cidades em 188 países participaram nesta iniciativa que apagou mais de 12.000 monumentos e edifícios emblemáticos.
Vivemos no período mais quente da história, com ondas de calor e secas prolongadas, eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e migrações de pessoas devido às alterações climáticas, sendo também uma das principais causas da perda de biodiversidade.
O Acordo de Paris estabelece o prazo de 2020 para começarmos a implementar os compromissos de redução das emissões de CO2 em todo o mundo.
Os municípios têm uma grande responsabilidade na redução das emissões de gases de efeito estufa e, assim, reduzir a perda de diversidade biológica. Reduzir o consumo de energia, promover a mobilidade sem emissões, restaurar rios e florestas, são medidas que muitos municípios, incluindo o Município de Arganil, já estão a desenvolver. Devem também informar e sensibilizar os seus cidadãos para que estes adotem um modo de vida mais saudável e responsável com o clima e com o resto dos seres vivos.
Dadas as atuais circunstâncias, de saúde pública, este ano, o evento presencial foi substituído por um formato on line que irá dar visibilidade à comemoração da Hora do Planeta no seio familiar. Pretendendo-se estimular a criatividade das famílias em demonstrar a sua adesão, pelo que serão promovidos os eventos individuais, criados por cada um e feitos a partir das vossas casas.
Os eventos que sejam partilhados com a organização do evento serão colocados no site Hora do Planeta e serão partilhados nas redes sociais, nomeadamente nas stories de Instagram e Facebook , com destaque nos highlights. Para efeito poderão enviar por mensagem privadas das redes ou para o seguinte mail: anp@natureza-portugal.org
Mas o Apagão será mantido em todas as situações e contextos em que seja, de facto, seguro.
Assim, o Município de Arganil associa-se uma vez mais a esta iniciativa, desligando as luzes de alguns espaços e edifícios do concelho, entre as 20H30 e 21H30, sendo eles:
– Biblioteca Municipal de Arganil – Miguel Torga;
– Fonte da rotunda junto ao Posto de Turismo de Arganil
– Fonte de Amandos
– Separador central da Avenida das Forças Armadas
– Centro de Atividades Juvenis
– Edifício da União de Freguesias de Côja e Barril de Alva
A ANPIWWF convida a que também o apagão seja promovido e feito no contexto familiar e assim lançam o desafio a que todas as famílias apaguem as luzes e acendam, nesta hora, uma vela à janela.
De salientar que, para fazer passar esta mensagem estarão vários embaixadores da ANPIWWF dando o exemplo de que mesmo nestas circunstâncias nos podemos unir em prol dum bem maior, comum, a nossa segurança e bem-estar, a de todos nós, e do nosso planeta.
Assim, é lançado o desafio de se juntarem nesta comemoração digital. Aqui ficam algumas ideias que podem ser aproveitadas pelas famílias:
- Cozinhar uma receita que tenha uma base sustentável;
- Um momento de storytelling à volta da natureza;
- Uma atividade que promova o bem-estar e equilíbrio (meditação, yoga, respiração consciente);
- Atividades em família com o enfoque no nosso planeta (desenhos, teatralizações, cantigas, músicas…).
O desafio para cada um criar a sua própria Hora do Planeta e juntar-se aos eventos digitais que os portugueses estão a criar – no dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30, vamos todos desligar pelo planeta!
E entre as 20.30h e as 21h30 não esquecer: Uma vela à janela pelo nosso Planeta.
Para mais informações:
https://horadoplaneta.pt/ (website oficial da Hora do Planeta em Portugal)
https://www.natureza-portugal.org/ (WWF Portugal)
https://www.worldwildlife.org/ (WWF – site oficial)
Para saber mais sobre o evento e atividades que vão acontecer e como pode usar o seu poder contra as alterações climáticas, visite:
https://www.natureza-portugal.org/o_que_fazemos/hora_do_planeta/