Câmara Municipal investe na Área do Ambiente

A Câmara Municipal de Arganil investiu recentemente na instalação de estações elevatórias para encaminhamento das águas residuais domésticas provenientes da população de Sarzedo, Freguesia de Sarzedo, até à Estação de Tratamento de Águas Residuais da Alagoa, pertencente à Águas do Mondego, S.A., num investimento de cerca de 97.800,00€.

Esta operação visou concretamente a instalação de cinco Estações Elevatórias na povoação de Sarzedo, que permitem a recolha das águas residuais daquela localidade e que serão conduzidas para Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alagoa. O objetivo destas infraestruturas reside na recolha e elevação das águas residuais de, e até aos coletores/redes de saneamento existentes e recentemente construídos por esta autarquia, a partir dos quais o escoamento se processa por gravidade até à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alagoa, cuja gestão se encontra sob a responsabilidade da Águas do Mondego, S.A.

A obra tinha ainda em vista a promoção dos valores ambientais e da saúde pública, através da melhoria da fiabilidade, qualidade e desempenho operacional do sistema de saneamento de águas residuais em causa, dado que anteriormente as mesmas eram encaminhadas para antigas fossas sépticas coletivas que, encontrando-se para além da sua capacidade, causavam alguns problemas tanto de funcionamento como de tratamento.
A entrada em funcionamento destas elevatórias veio ainda favorecer a população de Carvalhas de S. Pedro e S. Pedro, cujas águas residuais, poderão ser encaminhadas para a ETAR de Alagoa.

Os beneficiários desta instalação que segundo os Censos 2011 é de 721 habitantes residentes, distribuídas pelas localidades de Sarzedo com 529 habitantes, Carvalhas de S. Pedro com 71 habitantes e S. Pedro com 161 habitantes, representa 6,28% da população do concelho.