Apresentação do livro “Na Lonjura de Timor” de José António Cabrita
No próximo dia 26 de Agosto, pelas 21h30, na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja, será apresentado pelo Padre António Borges de Carvalho, o livro “Na Lonjura de Timor” da autoria de José António Cabrita.
O livro retrata uma época final do século XIX, em que a Ilha de Timor se tornou local de desterro para pessoas condenadas por vários tipos de crime.
Nesse período, centenas de pessoas foram desterradas para a Ilha onde, num regime muito aberto iniciavam vidas novas, algumas com sucesso.
Entre muitos outros casos, o livro descreve o percurso de Antero Tavares de Carvalho, deportado para Timor pelo crime de anarquismo, no ano de 1896. Natural de Coja, escriturário de Profissão, inicia em Timor uma nova vida que o leva a assumir diversos cargos públicos em Timor, Moçambique, Guiné, S. Tomé e Príncipe e finalmente em Angola onde ocupou, no período de 1924 – 1926, o cargo de Governador- geral Interino. Faleceu em 1929, quando se preparava para vir a Portugal assumir o cargo de Director de Fazenda Provincial das Colónias.
Será ainda apresentado um testemunho de Catarina Órfão, jovem voluntária, a qual nos falará da sua experiência como missionária por terras de Timor.
Sobre o autor
José António Cabrita nasceu no ano de 1949. Estudou sociologia, e foi essa maneira de perceber como as pessoas interagem, se organizam e protagonizam a mudança, que ensinou por muitos anos. Sobre o assunto, por vezes em grupo, redigiu um punhado de escritos, uns, que não romperam as paredes da academia, outros, muito poucos, que por aí andam, à disposição de quem se interesse: “Imagens da integração: representações sociais sobre a integração da agricultura portuguesa na Comunidade Europeia” (1992), Entre a Gândara e a Terra Galega (1998), José Maria dos Santos. E antes de “grande agricultor”? (1999), “Folclore da região caramela ou folclore de feição caramela de entre Tejo e Sado?” (2000), Rio Frio, retrato de uma grande casa agrícola (2006), e A fortuna de um fazedor de sonhos (2009).
O livro será apresentado pelo Padre António Borges de Carvalho.
O Padre António Borges de Carvalho é natural de Coja. Ordenado na Sé Nova de Coimbra, em 15 de Agosto de 1964, pelo Bispo D. Ernesto Sena de Oliveira, o Padre António Borges de Carvalho é actualmente pároco de S. Paio de Gramaços e de Santa Ovaia, depois de também ter paroquiado, durante muitos anos, Oliveira do Hospital e Nogueira do Cravo,
Licenciado em História, foi Professor do Ensino Secundário. É autor de numerosos artigos em jornais e revistas onde versa diversas temáticas. Foi recentemente distinguido como Membro Honorário da Academia Portuguesa de História.