Alterações Climáticas
As alterações climáticas são variações no clima que persistem durante períodos de tempo muito longos, sendo por isso uma preocupação a nível mundial.
O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas é um documento que possui três objetivos fundamentais:
– Reforçar as capacidades de adaptação às alterações climáticas pela adoção e articulação de medidas transversais, setoriais e territoriais, contribuindo para a implementação da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC);
– Melhorar o nível de conhecimento sobre as alterações climáticas e seus impactos;
– Alargar o conhecimento através da investigação sobre alterações climáticas em Portugal e respetivos impactes.
O Plano Intermunicipal de Alterações Climáticas contempla o conhecimento das especificidades setoriais do território dos 19 municípios da CIM-RC, a avaliação da sua vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas e a identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da CIM-RC.
Neste documento são abordados os possíveis impactos em vários setores (Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana).
São propostas 39 medidas de adaptação para o território, divididas em 68 ações com indicações para a sua implementação.
Para mais informações consultar: https://www.cim-regiaodecoimbra.pt/wp-content/uploads/2018/10/PIAAC-CIM-RC-vers%C3%A3o-web.pdf