Secretário de Estado do Ambiente e da Energia inaugura subsistemas de água em Arganil
Acolhendo o convite do presidente da Câmara Municipal de Arganil, o Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, esteve em Arganil, esta sexta-feira, 29 de julho, para inaugurar os subsistemas de água do Alqueve (Folques), Pomares e Vila Cova de Alva.
Da responsabilidade do sistema multimunicipal da Águas do Centro Litoral (AdCL), as três intervenções agora concluídas envolveram um investimento de 3,4 milhões de euros.
A reabilitação destas três infraestruturas vai permitir abastecer em maior quantidade e maior qualidade mais de 4.000 habitantes nas freguesias de Folques, Pomares e Vila Cova de Alva. Além de melhorar a qualidade de água fornecida e aumentar a capacidade de fornecimento, as intervenções concretizadas tornaram os subsistemas mais resilientes contra falhas de energia, avarias de equipamentos e eventos meteorológicos graves.
A sessão de inauguração decorreu na Estação de Tratamento de Água de Arganil, na Alagoa, e contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, do Administrador Executivo da Águas de Portugal, João Neves, e do Presidente do Conselho de Administração da AdCL, Alexandre Oliveira Tavares.
Durante a intervenção, Luís Paulo Costa realçou a importância da remodelação dos três subsistemas e os benefícios que representam para o território e para a população. “O concelho de arganil conta hoje com um conjunto de infraestruturas robustas e fiáveis, absolutamente determinantes para cumprir aquele que é um dos nossos apanágios, dar qualidade de vida a todos aqueles que escolhem arganil para viver, visitar e investir”.
A placa inaugurativa foi descerrada na Estação de Tratamento de Água do Mosteiro de Folques, em representação dos três subsistemas.
Maior investimento de sempre no concelho
Nos últimos cinco anos foram investidos pelo Município de Arganil e pela AdCL mais de 12 milhões de euros na reabilitação e ampliação dos sistemas de saneamento e abastecimento de água e na melhoria da gestão de resíduos sólidos no concelho; com o objetivo muito claro de aumentar a qualidade do serviço prestado às populações.