Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra homenageiam a benemérita Condessa das Canas através da música
As vozes do Coro de Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra soaram afinadas, no Auditório da Cerâmica Arganilense, no passado dia 5 de novembro, num concerto integrado na iniciativa “40 anos, 40 concertos, 19 personalidades femininas na Região de Coimbra”. A iniciativa encontra-se agregada à programação cultural em rede “Coimbra Região de Cultura 2.0 – Mulheres e Lugares” e tem, como o nome indica, a Mulher como protagonista.
Em Arganil, para além de homenagear todas as Mulheres do concelho, fê-lo especificamente à benemérita Condessa das Canas, à qual se deve a construção do Hospital de Arganil, entre outras ações benemerentes.
Para além de exaltar o importante papel da Mulher na sociedade, este conjunto de espetáculos assinala ainda, quatro décadas de atividade do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra que, curiosamente, é composta apenas por membros masculinos.
Para além destes dois momentos comemorativos foi ainda assinalado simbolicamente o aniversário dos 175 anos da Misericórdia de Arganil, instituição à qual Condessa das Canas estará eternamente ligada, através da oferta de uma medalha comemorativa, entregue pelo Vice-Provedor da instituição, António Carvalhais ao Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa e ao Presidente da Direção do Coro, Paulo Oliveira.
Esta iniciativa, que termina em 17 de dezembro, tem como objetivo levar a Música e a Canção de Coimbra, aos 19 Concelhos da Região de Coimbra, numa inequívoca e importante aproximação da Cultura às populações locais, ao mesmo tempo que relembra o papel histórico e lendário da Mulher na história de cada um dos municípios.