“Teatro na Aldeia” por uma oferta cultural mais descentralizada
Após o sucesso das anteriores edições, o Município de Arganil levou novamente a efeito, entre os meses de outubro e dezembro, mais um périplo da iniciativa “Teatro na Aldeia, com um ciclo de teatro de outono.
Com arranque em outubro na sede de concelho, levou ao palco da Cerâmica Arganilense a peça “À espera de Marte” da companhia Break a Leg, com os atores João de Carvalho, Miguel Linares, Teresa Macedo e David Teixeira. Seguiram-se-lhe, as localidades de Pombeiro da Beira, Sarzedo, Celavisa e Teixeira, desta feita com a apresentação da comédia “O Grande Paskini”, da companhia Os Gorgulhos – Teatro na Serra. A peça conta a história do mágico Paskini que, para entrar no livro de records do Guiness, pretende exibir a maior magia de sempre. A D. Milocas que também está interessada em inscrever nesse mesmo livro a maior tigelada de sempre, procura Paskini para multiplicar os ovos para a sua receita. Mas Paskini é muito trapalhão e ainda por cima, não tem a preciosa ajuda do seu parceiro Juju. Foram matinés muito animadas e que dada a abordagem cómica e transversalidade do tema, juntaram pessoas dos 8 aos 80 no mesmo espaço a dar risadas e a acompanhar os artistas.
A iniciativa “Teatro na Aldeia” cumpre mais uma vez a sua missão de descentralizar a oferta cultural, aproximando as pessoas e as artes, levando a cultura a pontos mais distantes da sede de concelho, promovendo, impulsionando e apoiando, em simultâneo, as associações locais que tanto contribuem para a diversidade e qualidade da oferta artística do concelho.
A partir do dia 17 de dezembro, continuam os espetáculos pelas freguesias do concelho, com a iniciativa “Cantares de Natal e Janeiras”, na qual participam as Tunas de Arganil, Coja e São Martinho da Cortiça e ainda o Coral 7 de setembro, até ao dia 15 de janeiro.