Exposição a quatro mãos retrata obras e perfil de escritoras portuguesas no Átrio Guilherme Filipe
“Escritoras Portuguesas”, exposição de pintura de Maria Leonor Correia e Jorge Correia, inaugurou no dia 9 de janeiro no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, na presença da Vice-Presidente e vereadora do pelouro da cultura, Paula Dinis e, naturalmente, dos autores que a quatro mãos prestam uma bonita homenagem a dez escritoras portuguesas. Nas obras que agora engrandecem as paredes deste espaço estão representadas: Ana Castro Osório, Agustina Bessa Luís; Clara Pinto Correia; Florbela Espanca; Isabel Alçada; Lídia Jorge; Natália Correia; Rosa Lobato Faria; Sofia de Mello Breyner Andresen e Teolinda Gersão.
A contextualização e apresentação desta mostra foi conduzida por Elda Calado, que foi fazendo o paralelismo entre a arte por meio dos pincéis e a intervenção da arte da escrita nos trabalhos e, em que medida tanto as escritoras como as suas obras estão refletidas em cada traço.
Na voz de José Vieira Lourenço ouvimos poesia de Genésio Cavalcante, de tal modo abrangente que abraçou todas as escritoras presentes, Sofia de Mello Breyner, Natália Correia e por último, dedicado a Helena Correia, Elda Calado e às mulheres presentes, o poema ”Pequena Cantiga à Mulher, da grande escritora e poetisa, Maria Teresa Horta.
Entre 9 de janeiro e 15 de fevereiro, convidamo-lo a conhecer as obras e as suas autoras, plasmadas na tela sob o olhar e interpretação destes dois artistas.