Encontro de culturas e de músicas do mundo no «Folk In Arganil»
O palco da Praça Simões Dias voltou a ser ponto de encontro multicultural, no passado dia 16 de julho, com o evento Folk In Arganil, contando com a participação de cerca de 120 dançarinos e músicos provenientes de 3 países.
Da exuberância da nossa vizinha Espanha à subtileza e mítica performance de Taiwan, passando pela contagiante alegria mexicana, toda a viagem terminou no melhor local – a Praça Simões Dias, em Arganil.
O cartaz integrou o Ballet Ara de Madrid; Fei Yang Folk Dance Group de Taiwan e Ensamble Folklorico Iskali do México, compostos por dançarinos e músicos interessados em compilar, preservar e difundir o folclore e as suas culturas.
O público marcou forte presença e, de sorriso franco e fortes aplausos, demonstrou a melhor forma de receber de portas abertas a cultura etnográfica do mundo.
A edição de 2023, organizada pelo Município de Arganil, com a colaboração da Casa do Povo de Maiorca, Figueira da Foz, contou com a presença de grupos de Espanha; México e Taiwan, que protagonizaram atuações de inquestionável qualidade. Antes do espetáculo na Praça do Município, à noite, os grupos convidados realizaram uma breve exibição em Folques, S. Martinho da Cortiça e Côja, onde tiveram oportunidade de degustar um pouco da gastronomia do concelho e da região, gentilmente oferecida pelas respetivas Juntas de Freguesia.
“Desde a realização do primeiro evento que o modelo de organização tem vindo a ser constantemente melhorado e pensamos tratar-se de uma grande iniciativa de promoção do património, da cultura, das artes e das tradições dos povos, permitindo, simultaneamente, dar a conhecer o nosso concelho nas suas diferentes vertentes, culturais, paisagísticas e gastronómicas”, realçou o Vereador da Câmara Municipal, Luís Almeida.
Acompanhado do Vereador Filipe Frias e Presidente da Junta de Freguesia de Arganil, o Vereador Luís Almeida chamou a palco o representante da Casa do Povo de Maiorca e dos grupos participantes, destacando o excelente momento proporcionado e reforçando a importância da convivência entre as diferentes culturas, sem esquecer todo o potencial criativo e vital resultante das relações entre os povos. A terminar, foram entregues pelos vereadores da Autarquia pequenas lembranças a todos os envolvidos na iniciativa.