Município instala ilhas de compostagem comunitária – Inscreva-se e adira ao projeto
O Município de Arganil deu mais um passo importante na redução dos resíduos que vão para aterro. No âmbito do projeto Biobairros a Compostar, foram instaladas quatro ilhas de compostagem comunitária, onde podem ser depositados os resíduos orgânicos.
Três delas encontram-se na vila de Arganil e uma na vila de Côja, os dois centros mais populosos do concelho. Cada ilha é composta por três módulos, com 1000 litros/cada de capacidade, e contém equipamento de apoio à compostagem e equipamento de monitorização.
Com a implementação deste projeto, o Município de Arganil visa consciencializar as pessoas para a valorização dos biorresíduos produzidos, transformando-os em composto, dando continuidade à estratégia de reciclagem concretizada com o projeto «Compostar é Reciclar».
A compostagem é uma forma consciente de reciclar os resíduos e obter fertilizante natural, que pode ser utilizado na agricultura, jardinagem e horticultura, reduzindo a dependência de fertilizantes químicos.
Este serviço de compostagem comunitária é de livre acesso, mas a sua inscrição é importante para nós. Ao aderir à campanha, receberá um balde para recolha de biorresíduos e acesso a ações de esclarecimento e capacitação para aprender mais sobre compostagem.
Localização das 4 ilhas de compostagem comunitária:
ARGANIL
Rua Raul Oliveira Neves (junto ao Cemitério)
Rua Cidade da Beira, Sobreiral
Rua Marinha Afonso (Parque Verde Urbano do Sub-Paço)
CÔJA
Parque Verde do Prado
Com este equipamento próximo e partilhados por todos, estamos a contribuir para um futuro mais verde e amigo do ambiente.