Presidente da Câmara celebra 42.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra do Açor
No dia 4 de março cantaram-se a plenos pulmões os parabéns à Paisagem Protegida da Serra do Açor, por entre o ar puro da Mata da Margaraça.
O Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, juntou-se aos alunos da Escola de Pomares nas celebrações do 42.º aniversário deste excecional tesouro natural, que alberga duas áreas de especial interesse: a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena.
Em dia de festa, plantaram-se várias espécies de carvalho-alvarinho e ouviram-se os valiosos ensinamentos do professor, botânico e biólogo Jorge Paiva, que proporcionou uma autêntica aula ao ar livre ao som dos murmúrios da natureza.
Nesta área protegida com 373,39 ha e altitudes que oscilam entre os 400m e os 1016m, destaca-se o domínio do xisto e a presença de um elevado número de espécies e habitats com interesse científico e de conservação.
À riqueza hídrica da PPSA, associa-se a presença de numerosos répteis e anfíbios, bem como um interessante cortejo de passeriformes (vulgo pássaros), uma dezena de espécies de micromamíferos e outras tantas de morcegos.
Em termos de vegetação, contém um misto de elementos atlânticos (carvalho-roble e castanheiro) e mediterrânicos (medronheiro, azereiro e loureiro), albergando espécies raras da flora, caso do endemismo ibérico Veronica micrantha ou do selo-de-salomão.