Piódão em Barcelona: reconhecimento nos Prémios Mies van der Rohe

• 2o3a4184
  • 2o3a4193
  • Barcelona

O projeto de recuperação do Largo e do Posto de Turismo do Piódão, no concelho de Arganil, foi um dos grandes protagonistas da cerimónia de entrega dos Prémios Mies van der Rohe, que decorreu em Barcelona, esta terça-feira.

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e dupla de arquitetos responsável pelo projeto, Paula del Rio e João Branco, subiram ao palco do edifício Mies van der Rohe para receberem o prémio de finalista na categoria Arquitetos Emergentes.

Único candidato português que chegou à derradeira fase da competição, o trabalho que reformulou a sala de visitas do Piódão passou por uma lista inicial de 362 trabalhos até chegar ao restrito elenco dos sete finalistas. O prémio foi entregue à Biblioteca Gabriel García Márquez.

Para Luís Paulo Costa, trata-se de “um reconhecimento extraordinário que muito honra e orgulha o Piódão e o concelho de Arganil”. O estatuto de finalista “faz jus à excelência do trabalho realizado pela dupla de arquitetos, que permitiu devolver dignidade ao ponto de encontro e sala de visitas da aldeia de uma forma totalmente enquadrada com a unidade arquitetónica da aldeia”.

Ao longo dos anos, o espaço foi ocupado por carros e usado como estacionamento. O projeto permitiu devolver o espaço às pessoas como sala de encontro da aldeia, favorecendo a troca e o convívio social.

As soluções construtivas utilizadas tanto no edifício do posto de turismo como na praça mantivera a cultura material e de construção, transmitindo uma certa sensação de que nada foi feito, de que sempre foi como está.

O presidente da Câmara considera que “projetos como este podem, de facto, permitir perceber aos arquitetos que é possível não ter uma linguagem agressiva no espaço para ele ser reconhecido por todos”, acreditando “que o projeto pode servir de orientação e de escola neste na medida em que não é preciso fazer tudo tão diferente para o resultado ser muito positivo”.

Na cerimónia que distinguiu o que de melhor se há na arquitetura europeia, Paula del Rio salientou que houve a preocupação de agir silenciosamente. “A intervenção é profundamente contemporânea e não foi concretizada nem por contraste nem por diferença; é como uma terceira via de continuidade entre o contemporâneo, com o que sabemos fazer e o existente, sem colisão”.

As intervenções concretizadas na Aldeia História do Piódão foram inauguradas em novembro de 2022 e envolveram um investimento do Município de Arganil na ordem dos 930 mil euros, financiado em 400 mil euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do Programa Valorizar.

O prestigiado Prémio Europeu de Arquitectura Contemporânea Mies van der Rohe é atribuído desde 2001 para celebrar a excelência de obras arquitetónicas construídas em toda a Europa, sendo coorganizado pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe.

Celebração da arquitetura na praça do Piódão

No 1 de junho, às 15h00, o Largo do Piódão será promovida uma visita, uma conversa e uma festa no âmbito da edição de 2024 do Prémio Europeu de Arquitetura EU Mies Award. Os arquitetos Paula del Rio e João Branco (Branco del Rio) orientam a visita à obra de sua autoria, a Praça e o Posto de Turismo.

Nuno Grande, arquiteto, moderará uma conversa com o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, com o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, com o presidente da Associação das Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão, com o economista José Reis, e os arquitetos. O evento encerra com um convite à celebração da arquitetura e vivência daquele espaço público, com música por Nuno Grande, até ao pôr-do-sol.