Nova ponte suspensa em Foz d’Égua
Tiveram recentemente início os trabalhos de substituição da ponte suspensa pedonal de Foz d’Égua, na freguesia do Piódão.
Interdita há vários anos por falta de condições de segurança, a ponte será alvo de intervenção durante os próximos meses, concretizando-se um investimento camarário na ordem dos 150 mil euros.
A nova estrutura terá características semelhantes à anterior, mantendo-se o pitoresco “postal” que tem contribuído para tornar a aldeia mundialmente famosa.
Para o Luís Paulo Costa, a ponte será, juntamente com a zona balnear, um “elemento extraordinário do ponto de vista paisagístico e de afirmação não só da aldeia de Foz d’Égua, mas também do concelho e do seu património natural e turístico”.
A utilização e atravessamento da ponte pelos visitantes será possível ainda este ano, considerando o prazo de execução (240 dias) e os trabalhos planeados.
Prevista ainda para este ano está o início da intervenção de beneficiação da zona balnear de Foz d’Égua. A obra destina-se a valorizar a zona envolvente, permitindo melhorar os acessos e as condições para a prática balnear naquela zona.
O concurso público foi lançado recentemente, com o valor base de procedimento de 111.400,76 euros. Prevê-se que haja condições para contratar a intervenção no decurso dos próximos meses, devendo estar concluída até ao verão do próximo ano.
A zona balnear de Foz d’Égua é formada pela confluência das ribeiras de Piódão e Chãs d’Égua, detidas por uma represa que permite a formação de um espelho de água cristalina. Este cenário pitoresco é emoldurado por uma pequena ponte de pedra, que cria uma paisagem que exerce grande poder de atração sobre visitante e turistas.