La Vuelta: Arganil acolhe um dos maiores eventos desportivos do mundo

A 19 de agosto, Arganil será palco da terceira e última etapa da Volta a Espanha (La Vuelta 2024) em território português.

Num dos momentos mais aguardados e empolgantes da etapa, os melhores ciclistas do mundo passam por Arganil, Secarias, Côja e Vila Cova de Alva, numa jornada que tem início na Lousã e segue em direção a Castelo Branco, totalizando um percurso de 191.5 km. Além de Arganil, a elite do ciclismo mundial vai passar por 16 municípios do Interior de Portugal nesta edição de 2024.

A prestigiada competição espanhola, que começa e se mantém em Portugal entre 17 de 19 agosto, foi oficialmente apresentada em Castelo Branco, no dia 30 de julho.

Para Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, “é um privilégio acolher no concelho a prova de ciclismo mais importante e de maior impacto internacional depois da Volta à França”.

A dimensão e o impacto da competição são evidentes pela sua cobertura mediática, com transmissão televisiva em 190 países, destaca Luís Paulo Costa. “Um evento com estas características promove e valoriza em grande escala e a todos os níveis o território, muito em particular no que respeita ao turismo, esperando-se um aumento significativo de visitantes durante os dias da prova”.

Esta será a segunda vez que a Volta a Espanha em Bicicleta irá começar em Portugal, depois de o mesmo ter acontecido em 1997, no âmbito da Expo’98, que se realizou em Lisboa.

São três as etapas da Vuelta que acontecem em território português antes da prova prosseguir para Espanha:
1ª etapa – 17 agosto – Contrarrelógio Lisboa-Oeiras
2ª etapa – 18 agosto – Cascais-Ourém
3ª etapa – 19 agosto – Lousã > Góis > Arganil > Secarias > Côja > Vila Cova de Alva > Avô / Castelo Branco

La Vuelta