Município de Arganil atribui apoio de 150 mil euros às associações do concelho

O Município de Arganil vai destinar um apoio financeiramente de 150 mil euros às associações do concelho em 2024, aumentando em mais de 10 mil euros a verba atribuída no ano anterior.

Esta verba muito significativa abrange 50 entidades de natureza cultural, desportiva, musical, recreativa e artística, com o objetivo de estimular, fortalecer e promover as suas atividades ao longo do ano.

Para o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, este apoio reflete o forte compromisso da autarquia com o desenvolvimento e a vitalidade do tecido associativo local. “Esta medida faz parte de uma estratégia mais ampla para incentivar a participação de toda a comunidade arganilense e enriquecer a oferta cultural, desportiva e recreativa do território”.

Na área da cultura, está prevista a atribuição de 100 euros por formando e 50 euros por executante, enquanto no desporto os valores são de 200 euros e 100 euros, respetivamente. O Município comparticipa, ainda, as deslocações das associações em 300 euros, até um máximo de duas viagens por ano.

As verbas são definidas com base num cálculo rigoroso e objetivo, assegurando uma distribuição equitativa dos apoios entre as diversas associações do concelho.

Paralelamente ao apoio financeiro, transferido em duas tranches anuais, o Município de Arganil presta, ainda, outras formas de colaboração, incluindo o empréstimo de materiais, como palcos e mobiliário, o fornecimento de apoio logístico essencial à organização de eventos e a concessão de um desconto de 95% no licenciamento de atividades.

O apoio inclui também a cobertura dos encargos com a Casa das Coletividades, ocupada por sete associações e cujas despesas anuais rondam os 5 mil euros.

Luís Paulo Costa considera que os contratos celebrados assumem um papel fundamental para o estimular o dinamismo e fortalecer associações do concelho. “Este investimento não só assegura a sustentabilidade das associações, como também valoriza o trabalho incansável de todos os agentes que, com dedicação e paixão, mantêm vivas as tradições e defendem zelosamente a identidade cultural, histórica, artística e tradicional do concelho. Cabe-nos continuar a apoiar e reforçar este tecido associativo, essencial para o desenvolvimento do nosso concelho.”