Arganil celebra Feriado Municipal com entrega de medalhas em sessão solene

• Img 4374
  • Img 4836
  • Img 4850
  • Img 4428

O Feriado Municipal de Arganil assinalou-se, ontem, dia 7 de setembro, com uma cerimónia de grande significado e simbolismo, marcada pela entrega de 1 Medalha do Concelho e 13 medalhas de Mérito.

A sessão solene contou com ampla participação e foi presidida pelo Ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

O momento alto da cerimónia foi a entrega da Medalha de Ouro do Concelho ao General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército, que, “com um percurso de notável liderança, tem contribuído para o bom nome de Arganil, elevando o prestígio do concelho em diversas missões nacionais e internacionais”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.

Manifestando a “mais sentida honra pela atribuição da Medalha de Ouro do Concelho de Arganil”, o General Mendes Ferrão revelou-se orgulhoso das suas raízes cojenses e por fazer parte dos distintos cidadãos de Arganil. Para o futuro, deixou o “compromisso de continuar ligado e a esta região e ligado a este concelho”.

Entre os homenageados com a Medalha de Mérito, grau Prata Dourada, destacou-se Vanessa Coelho Santos, natural de Arganil, pelo seu trabalho na investigação científica sobre o desenvolvimento cerebrovascular de recém-nascidos.

“Estou extremamente honrada e orgulhosa por receber a medalha da terra que me viu crescer, a terra-mãe onde tenho os meus pais e a minha família”, referiu a arganilense de 36 anos.

Luís Paulo Costa evidenciou o seu notável percurso, que começou nas salas de aula de Arganil. “É um verdadeiro testemunho do talento e do valor de Arganil e dos arganilenses, servindo de inspiração para as gerações vindouras”.

A entrega da mesma Medalha a João Pedro Pimentel foi outro dos momentos marcantes da cerimónia. O médico de 67 anos foi homenageado pelo seu contributo na área da saúde pública, tendo desempenhado as funções de Delegado de Saúde Regional do Centro e Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro. Agradecendo a distinção, João Pedro Pimentel afirmou que, apesar de não se sentir merecedor, sempre procurou “contribuir com humanismo para uma melhor saúde para todos” ao longo dos seus 42 anos de carreira.

O Coronel Albino Tavares foi igualmente distinguido com a Medalha de Mérito pela sua carreira exemplar na Guarda Nacional Republicana e pelo seu atual papel como oficial de ligação na Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe. “Apesar das várias condecorações que recebi, esta é a que mais me enobrece, realiza e sensibiliza”, confessou, comprometendo-se a continuar a honrar o nome de Arganil.

Na área da investigação médica, Patrícia Costa Reis, com raízes em Côja, foi também reconhecida com a Medalha de Mérito pelo seu trabalho notável na medicina e saúde pública. A médica pediátrica não pôde estar presente, sendo a distinção entregue em data futura.

No setor empresarial, quatro empresas do concelho foram distinguidas como PME Líder 2023: Confriovo, Madibeiras – Sociedade de Madeiras, MTA – Movimento de Terras do Alva e Raúl Correia – Representações, Lda. “Reconhecemos o valioso contributo destas empresas na criação de riqueza e no desenvolvimento económico do concelho de Arganil”, enalteceu o presidente da Câmara.

A Liga Regional Cojense, a Comissão de Iniciativas de Cerdeira, a União Noguirense, a Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Cepos e a Comissão de Melhoramentos de Casal de São José, todas com mais de 90 anos de atividade, receberam a Medalha de Mérito.

Reconhecendo o papel fundamental que assumem na promoção de atividades sociais e culturais, Luís Paulo Costa dirigiu a homenagem “a todos aqueles que, ao longo de quase um século, contribuíram para o legado destas associações e coletividades, cuja dedicação e esforço deixaram um impacto duradouro no concelho”.

O Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, encerrou a cerimónia agradecendo a todos os homenageados pela sua dedicação ao serviço público e ao bem da comunidade. “Obrigado por honrarem a nossa terra e o nosso país.”