Edições do Notícias de Pomares cedidas ao Município e acessíveis online

• Imagem2
  • Imagem1
  • Imagem5

O Município de Arganil e a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Pomares assinaram um contrato de cedência gratuita, através do qual o município receberá todas as publicações do jornal Notícias de Pomares, uma valiosa fonte para a preservação da memória histórica daquela freguesia.

O contrato, celebrado entre o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, e o Padre Lucas Pio, representante da Fábrica da Igreja Paroquial de Pomares, concede ao município a cedência das edições do jornal, desde o primeiro número, publicado em fevereiro de 1959, até à última edição, em janeiro de 1972. O acordo vigorará de setembro de 2024 até dezembro de 2042.

O Notícias de Pomares foi fundado em 1959 pelo Padre Aurélio de Campos, tendo sido posteriormente dirigido pelo Padre Antonino Barata dos Reis e, a partir de 1962, pelo Padre Manuel Cintra, até ao seu término em 1972. Ao longo de 13 anos, foram publicados 133 números.

O jornal tinha como principais objetivos transmitir uma mensagem de paz e esperança, a criação de um elo de união entre as várias aldeias da freguesia e estabelecer uma ponte de comunicação com os que, sendo naturais da freguesia, se encontravam longe.

Com esta cedência, as edições do Notícias de Pomares serão digitalizadas e disponibilizadas para consulta no site da Biblioteca Municipal, contribuindo para a preservação e promoção da história e identidade não só da freguesia de Pomares, mas de todo o concelho.

“Este é um passo significativo para o enriquecimento do acervo documental do concelho e para garantir que um importante testemunho sobre a vida local se mantém acessível às gerações futuras”, evidenciou Luís Paulo Costa,

O Município de Arganil compromete-se a suportar os custos da digitalização das publicações e a assegurar a sua divulgação em formato digital, respeitando sempre o interesse público.

Esta iniciativa permite a preservação de um documento de grande relevância, que contribui para a construção da memória e identidade da comunidade, promovendo o conhecimento das raízes históricas da freguesia de Pomares e do concelho de Arganil.