Executivo camarário de Arganil visita obras nas freguesias do Piódão e Benfeita

  • Img 5031
  • Img 5026
  • Img 5032
  • Img 5037
  • Img 5039
  • Img 5043
  • Img 5051

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, acompanhado pelos membros do executivo camarário, visitou as intervenções em curso nas freguesias do Piódão e da Benfeita, que representam um investimento global superior a 400 mil euros.

A deslocação ao terreno reafirma o compromisso da autarquia com a preservação, valorização e melhoria das condições destes destinos turísticos de referência no concelho.

Na freguesia do Piódão, a comitiva centrou a sua visita nos trabalhos de substituição da ponte pedonal suspensa de Foz d’Égua. Com a preparação do terreno já concluída, estão a ser executadas as fundações em betão, estando prevista para breve a instalação dos segmentos superiores da ponte. Este investimento camarário, no valor de 150 mil euros, restituirá à aldeia um dos seus maiores símbolos turísticos, preservando a identidade visual da estrutura original, que esteve interditada durante vários anos devido à falta de condições de segurança.

Luís Paulo Costa considera que “a ponte é mais do que uma estrutura funcional, é um símbolo da identidade de Foz d’Égua e um dos principais elementos do seu postal turístico. A sua substituição, mantendo a estética da ponte anterior, garante a segurança dos visitantes e permite que continue a ser um ponto de atração para quem descobre a beleza do nosso concelho.”

Ainda em Foz d’Égua, começaram os trabalhos de preparação para a requalificação dos acessos e das condições envolventes à zona balnear, através de um investimento de 110 mil euros, promovendo uma utilização mais confortável e segura, numa área que tem vindo a conquistar cada vez mais notoriedade.

Na freguesia da Benfeita, a comitiva visitou os melhoramentos realizados no âmbito da empreitada de Melhoria das Condições de Visitação da Paisagem Protegida da Serra do Açor. A nova plataforma pedonal em xisto já permite o acesso à cascata da Fraga da Pena e será complementada com gradeamentos de proteção, garantindo mais segurança e promovendo a inclusão.

A empreitada abrange ainda trabalhos na Mata da Margaraça, nomeadamente a reabilitação da Casa Grande, que visa modernizar o Centro de Interpretação, com uma abordagem museográfica mais digital e interativa. Na Casa da Eira, a intervenção já concluída permitiu a reparação do telhado e dos pavimentos, criando um espaço de apoio às atividades de campo.

Este conjunto de obras representa um investimento de 158 mil euros na valorização do território e na melhoria da experiência dos visitantes, ao mesmo tempo que reforçam a identidade e o reconhecimento do concelho de Arganil como destino de excelência. O Município de Arganil está a criar infraestruturas que respeitam o património, promovem a inclusão e favorecem um turismo acessível e responsável para todos.