Município de Arganil reforça apoio ao Centro de Saúde com entrega de viatura elétrica
O Município de Arganil entregou uma nova viatura elétrica ao Centro de Saúde de Arganil, destinada a reforçar os cuidados de saúde domiciliários prestados à população do concelho.
Numa sessão simbólica, realizada junto às instalações do Centro de Saúde, o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, entregou a chave da viatura ao Diretor daquela Unidade de Saúde, José Augusto Coimbra. “Este equipamento reforça a capacidade de resposta às necessidades de saúde, permitindo um apoio mais próximo e eficaz à nossa população, particularmente nas áreas mais periféricas do concelho”, afirmou Luís Paulo Costa.
A viatura, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi atribuída ao município pelo Ministério da Saúde em dezembro, numa cerimónia presidida pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Sobre esta cedência, o presidente da Câmara referiu que ocorreu no âmbito do processo de descentralização de competências, “iniciado pelo anterior Governo e atualmente em consolidação, permitindo a renovação do parque de viaturas ao serviço dos municípios.”
A nova viatura elétrica afeta ao Centro de Saúde de Arganil representa um reforço significativo no apoio às equipas de saúde, contribuindo para a prevenção da doença, a reabilitação e uma resposta mais célere e eficiente às necessidades dos munícipes.
Por sua vez, José Augusto Coimbra, Diretor do Centro de Saúde, enalteceu a cedência da nova viatura e a sua importância para a melhoria das condições de saúde prestadas à população. “Agradeço à autarquia, que nos entrega já o segundo veículo desde que assumi a direção do Centro de Saúde”.
José Augusto Coimbra destacou, ainda, a construção do novo Centro de Saúde e Serviço de Urgência, aguardada com grande expectativa. “Esperamos com grande ansiedade a nova infraestrutura, que será essencial para a melhoria da qualidade da medicina em Arganil”.
Relativamente ao novo Centro de Saúde e SUB, Luís Paulo Costa informou que a empreitada será submetida ao mercado entre o final de janeiro e o início do mês de fevereiro.
Recorde-se que, em 2020, foi cedida uma primeira viatura elétrica ao Centro de Saúde de Arganil, no âmbito do projeto piloto “Região de Coimbra +PROXIMIDADE”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e financiado pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).