O Município de Arganil comemora o Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, através de uma Mostra Etnográfica dedicada ao ferro, patente no Núcleo Museológico de Arganil até 31 de Agosto.
“Ser Ferreiro” é o título da exposição que presta homenagem a esta profissão milenar e que vem no seguimento de uma série de homenagens feitas às profissões antigas do concelho e que iniciaram neste espaço, em 2021.
O momento inaugurativo, marcado para as 11h00 do dia 18 de maio, conta com o contributo do artesão do ferro, António Fróis, natural de Côja e ainda, de Eduardo Gonçalves, para um momento musical e evocativo desta profissão, que manteve grande expressão nos séc. XIX e XX. Para além de ferramentas e materiais que estão por detrás deste ofício, vai ser possível observar um vídeo documentário que conta na 1ª pessoa, algumas curiosidades sobre a arte de manobrar o ferro. Caso não tenha tido oportunidade, vai poder ainda assistir durante o dia da inauguração, à curta metragem que venceu, na categoria Documentário, o 8º festival Cinedita e que aborda exatamente a temática do ferro.
Os ferreiros, foram dos profissionais mais solicitados na Idade Média, pela necessidade de equipar os exércitos com couraças, elmos e outros dispositivos de proteção para os soldados, ou de armas, em ferro temperado de grande resistência. Nesta zona a atividade marcou a sua importância sobretudo na criação e conserto de ferramentas destinadas a trabalhos agrícolas como sachos, gadanhas ou forquilhas.