Paisagens Aladas com Efervescência do Pensamento, de Ricardo Cardoso, é a exposição que abre o programa de exposições no Átrio Guilherme Filipe para 2025. Patente entre os dias 10 de janeiro e 28 de fevereiro, será inaugurada na presença do artista, pelas 17h00 do primeiro dia de exibição e integra ainda uma performance artística, pelo próprio.
Nesta coletânea, que representa 25 anos de atividade artística, a sua pintura apresenta-se abstrata e com foco na matéria e cor, tornando a forma quase inexistente. Fundindo-se com o fundo e criando uma configuração orgânica, transmite-lhe o um movimento constante, quase impossível de congelar e que ganha diferentes sentidos a cada apreciação.
Ricardo Cardoso, artista plástico, é natural de Seia, onde reside e é licenciado em Artes/Desenho pela Escola Superior Artística do Porto. O seu trabalho artístico apresenta caraterísticas orgânicas, abstratas, realistas e expressivas. Na sua matriz prevalece a insatisfação e inquietude do ser e do presente, elevando o sentimento a elemento fulcral para a existência da sua arte desde a criação e fruição, até ao resultado final. Em 2005 iniciou a performance artística, onde concretiza a vontade de entrar e fazer parte da obra de arte. Expôs e expõe individualmente, mas também de forma coletiva.
Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00, no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, sito no edifício da Câmara Municipal de Arganil, até ao dia 28 de fevereiro.