Biorresíduos
Compostar é Reciclar
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Encontram-se abertas as inscrições para o “Compostar é Reciclar”, projeto que consiste na implantação de um sistema de compostagem doméstica e comunitária em todo o concelho, como forma de valorização dos bioresíduos, contribuindo para a diminuição do peso dos resíduos urbanos biodegradáveis nos resíduos indiferenciados depositados em aterro. Este projeto dirige-se especificamente a IPSS, escolas e a cidadãos com idade superior a 18 anos, que residam no Concelho de Arganil, em habitação permanente com jardim ou terreno.
Pretende-se com este projeto abranger 500 alojamentos do Concelho de Arganil, o que significa a distribuição gratuita de 500 compostores domésticos, 500 baldes pequenos para colocar resíduos frescos de cozinha e 500 arejadores para facilitar a compostagem.
Cartaz promocional – Compostar é Reciclar
Folheto promocional – Compostar é Reciclar
Information Leaflet – Composting project “Compostar é Reciclar”
Biobairros a compostar
Numa estratégia perfeitamente alinhada com os resultados do Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na Origem de Biorresíduos no município de Arganil, onde se evidencia que no concelho de Arganil a compostagem comunitária constitui uma forma favorável de desviar biorresíduos de aterro, a presente candidatura visa implementar um projeto de compostagem comunitária, que permita consciencializar os cidadãos para a necessidade de valorizarem os biorresíduos que produzem, transformando-os em composto.
Com este projeto pretende-se dar continuidade à estratégia que o município tem vindo a prosseguir com vista à reciclagem na origem dos biorresíduos produzidos no Concelho, através da implementação de soluções de compostagem doméstica e comunitária, iniciadas com o projeto Compostar é Reciclar, aprovado em 2020 pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos). O Compostar é Reciclar foi um projeto direcionado para alojamentos que reuniam a possibilidade para a instalação de compostores, sendo que com este novo projeto pretendemos abranger a comunidade de uma forma integrada, através da instalação de sistemas comunitários passíveis de ser utilizados por aqueles cidadãos cujos alojamentos não permitam a instalação de compostores. A vertente comunitária do projeto constitui-se assim como um dos fatores de inovação do mesmo, a nível local.
Pretende-se sensibilizar e capacitar os cidadãos e entidades para as mudanças inerentes à entrada em vigor do novo Regime Geral de Gestão de Resíduos, através da aquisição e colocação em funcionamento de 3 ilhas de compostagem comunitária, duas na Vila de Arganil, na freguesia de Arganil (sede do concelho e freguesia mais populosa), e uma na Vila de Côja, na União de Freguesias de Côja e Barril de Alva (segunda maior freguesia do Concelho em termos de população). Para a boa implementação e exequibilidade do projeto será fundamental a colaboração da Junta de Freguesia de Arganil e da União de Freguesias de Côja e Barril de Alva.
O projeto contempla assim a aquisição de equipamentos de compostagem comunitária e respetivos acessórios, instrumentos de controlo e de medição, ações de sensibilização e comunicação, com conceção e produção de material de divulgação e comunicação, de forma a motivar a comunidade de Arganil e, ainda, formação e capacitação dos utilizadores e responsáveis pelos compostores, um apoio essencial na operacionalização e sustentabilidade do projeto.
Estudo para o desenvolvimento do sistema de recolha e de valorização na origem de biorresíduos no município de Arganil
No âmbito da elaboração do Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha e de Valorização na origem de Biorresíduos no Concelho de Arganil, financiado pelo Fundo Ambiental ao abrigo do Despacho n.º 7262/2020, de 17 de Julho de 2020, decorreu de 19 de maio a 12 de junho o período de consulta pública da versão preliminar do Estudo.
No âmbito da consulta pública, foi realizada uma sessão de apresentação pública da versão preliminar do Estudo no dia 8 de junho de 2021.
A elaboração deste estudo tem como objetivo efetuar um diagnóstico e estabelecer uma estratégia com vista à implementação de melhores soluções e mais eficientes para a valorização dos biorresíduos no Concelho de Arganil, onde se incluem os resíduos alimentares e os resíduos biodegradáveis de jardins.
Pode consultar a versão preliminar aqui.
Pode consultar a versão final do estudo aqui.