Símbolos do Município
Brasão: de prata com um pinheiro de sua cor, saínte de um terrado de verde realçado de negro, acompanhado por dois crescentes de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres.
Bandeira: verde tendo por debaixo das armas um listel branco com os dizeres a negro «Vila de Arganil». Cordões e borlas de prata e de verde. Haste e lança de ouro.
Uma marca forte, distinta, única não pode ser pensada, planificada, desenvolvida e implementada só localmente, tem sempre de ser arquitectada num plano internacional, permitindo criar mais valias iconográficas para a marca e o ambiente em que vive e será, futuramente, projectada.
O símbolo é composto pelo A envolvido por um semi-círculo. O A simboliza Arganil, a sua abertura a novos projectos, adaptação a novas exigências, acolhimento do ponto de vista turístico e empresarial, ajuda em termos sociais, amanhã, porque é essa a visão da cidade, activa no seu lazer e na cultura.
O semi-círculo envolvente, além de dar movimento ao elemento gráfico, simboliza a capacidade de inovação, a atitude perante novos desafios, a rapidez de processos, o dinamismo, o progresso, a energia, o ritmo, a jovialidade.
CORES
A disposição cromática dos elementos simboliza a fusão equilibrada entre natureza/tradições – verde – e modernidade/profissionalismo do serviço prestado pela instituição – azul.