218 toneladas de resíduos valorizáveis recolhidos porta-a-porta em 2023
O Projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta de Resíduos Urbanos Valorizáveis em Arganil (PPRUVA) vem, desde 2020, a incentivar a reciclagem de forma simples e facilitada, através de uma recolha otimizada com recurso a veículos elétricos e concluiu o ano de 2023 com números encorajadores.
Do universo de 750 aderentes, número que inclui tanto os alojamentos como o comércio local, foram recolhidos e enviados para reciclagem, um total 218 toneladas de resíduos, divididas em mais de 47 toneladas de embalagens de plástico e metal e de 171 toneladas de papel e cartão. A quantidade de resíduos valorizáveis enviados para reciclagem permitiram angariar, no ano de 2023, 24.093€ para a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) – unidade funcional de Arganil, mais 2.086,00€ do que em 2022. Inclui-se neste valor angariado, também o correspondente ao recolhido no âmbito do projeto Argus Recycling.
Verifica-se pelos resultados obtidos, que tem havido uma evolução muito positiva na quantidade de resíduos provenientes da recolha porta-a-porta e Argus Recycling, nomeadamente na quantidade de papel e cartão recolhida. Desde o início deste projeto, o Município de Arganil conta como parceiros com a ERSUC e a APPACDM – unidade funcional de Arganil, com quem já contava desde 2017 no âmbito do projeto Argus Recycling. Em ambos os projetos, os utentes da APPACDM colaboram na recolha dos resíduos e no seu encaminhamento para a valorização, numa promoção não só da inclusão social destes cidadãos como da necessidade de aumentar a recolha seletiva destes materiais. Como contrapartida a ERSUC compensa monetariamente a APPACDM e os seus utentes pelos materiais recicláveis recolhidos.