30.ª Feira do Livro de Arganil: uma edição inesquecível para leitores de todas as idades
A 30.ª edição da Feira do Livro de Arganil, que decorreu entre 2 e 5 de abril de 2025, foi um grande sucesso, com a participação de mais de 2.000 visitantes ao longo de quatro dias.
O evento, que se tem consolidado como um dos principais acontecimentos culturais do concelho, contou com uma grande diversidade de livros à venda e ofereceu uma vasta programação para todos os gostos e idades.
A abertura oficial da feira ocorreu no dia 2 de abril às 10h00, com a “presença” simbólica de Luís de Camões, figura central da literatura portuguesa. Durante o dia, o público teve a oportunidade de assistir à peça “A hilariante história do lobo (mau)” da Ponto Produções. No final da tarde, foi apresentado o livro “Salvar o Tempo” de Ricardo Fonseca e à noite o Grupo Folclórico da Região de Arganil com o projeto Girassol levou ao palco a apresentação “O restauro da natureza das Coisas”.
No segundo dia da feira, a programação continuou com uma sessão de teatro infantil, “Galirafa Margolímpia” pela Atrapalharte, seguida da palestra “Camões, poeta e viajante”, pela Professora Doutora Rita Marnoto. O dia culminou com uma animada e interessante sessão de contos por Jorge Serafim.
No dia 4 de abril Jorge Serafim voltou a animar os visitantes da feira, tal como Bernardo Chatillon, que, com a apresentação de “O que já cá está”, explorou o seu percurso com a leitura e os livros, bem como as pessoas que o levaram a descobrir e construir o seu trabalho atual.
Isabel Stilwell também marcou presença na Feira do Livro de Arganil, acompanhando os seus leitores numa visita cultural a Pombeiro da Beira, para depois apresentar o seu mais recente livro: “Leonor Teles”.
À noite, teve lugar o espetáculo “Eco(s) de Camões”, com a participação de alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Arganil, do Pólo do Conservatório de Música de Coimbra e do Pólo do Conservatório de Dança. Os participantes brindaram o público com declamações de poemas, danças, teatro e música.
O último dia da feira, 5 de abril, iniciou-se com a “Oficina Camoniana para pequenos artistas”, tendo a 30.ª Feira do Livro de Arganil encerrado com o brilhante “Concerto de Primavera” pela Associação Filarmónica de Arganil.
A organização da Feira do Livro de Arganil expressa os mais sinceros agradecimentos a todos os que, de alguma forma, colaboraram para o sucesso desta 30ª edição. Sem o apoio e o entusiasmo de todos, este evento não teria sido possível.
Até a próxima edição!