7,5 milhões para requalificação da Secundária de Arganil e Escola de Côja

• Assinatura Contrato2
  • Assinatura Contrato
  • Escola Secundária Arganil
  • Escola Secundária De Arganil (1)
  • Escola Mendes Ferrão Côja

7,5 milhões para requalificação da Secundária de Arganil e Escola de Côja

Foram hoje assinados pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, os contratos de financiamento para a requalificação da Escola Secundária de Arganil e da Escola Básica Professor Mendes Ferrão, em Côja.

O investimento total nos dois estabelecimentos de ensino é superior a 8 milhões de euros, dos quais 7,5 milhões de euros provêm das Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mais concretamente da União Europeia – NextGenerationEU. Para a Escola Secundária de Arganil (ESA), estão destinados 4 milhões e 494 mil euros, enquanto 3 milhões e 47 mil euros serão aplicados na reabilitação da EB 2,3 de Côja.

“Está dado o passo que faltava para avançarmos com duas intervenções tão necessárias e aguardadas por toda a comunidade escolar e por todos os arganilenses”, enalteceu Luís Paulo Costa, congratulando-se pelo desfecho positivo que teve o processo desencadeado pelo Município de Arganil com a Escola Secundária. “Assumimos de forma determinante e prioritária o compromisso com esta obra quando avançámos com a contratualização do projeto de execução mesmo antes de o financiamento estar garantido pelo Governo”.

Com início previsto até ao final do ano, as intervenções visam melhorar as condições de conforto, segurança e acessibilidades das escolas. Vão permitir responder às necessidades da comunidade escolar e valorizar o sistema de ensino do concelho, adaptando-o, em simultâneo, à realidade climática atual e mais eficientes e preparados para a transição digital

Para Luís Paulo Costa, “as crianças e jovens do concelho, como agentes de mudança e fonte de talento e inovação, estão no centro das nossas prioridades, e o desenvolvimento destas infraestruturas são o caminho para criarmos ambientes escolares mais modernos e seguros”.

A Escola Secundária, construída no início da década de 80, apresenta problemas que advêm do processo natural de degradação e desatualização. Serão intervencionados os dois edifícios de salas de aulas, o bloco destinado a funções de gestão e direção, o pavilhão polidesportivo, a portaria e todo o recinto escolar. Será, ainda, construído um novo edifício direcionado para a vertente prática do ensino profissional.

Na EB 2,3 de Côja, as intervenções previstas têm em vista colmatar as necessidades de modernização do espaço escolar, revertendo as debilidades físicas existentes. “Uma das grandes mais-valias desta intervenção é a construção de uma sala de atividades desportivas e a instalação de uma cobertura no polidesportivo descoberto, resolvendo um dos grandes constrangimentos com que alunos e professores de educação física se deparam”, destaca o presidente da Câmara.

Estas intervenções refletem o compromisso do Município de Arganil com os alunos e a comunidade escolar do território, reafirmando a educação como um pilar estratégico fundamental.

A assinatura dos dos contratos para a reabilitação das escolas decorreu no auditório da CCDR Centro, em Coimbra, com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Financiamentos Prr 1