A magia aconteceu no Mercado de Natal de Arganil
A magia da quadra voltou a pairar sobre a vila, entre os dias 7 e 10 de dezembro, com a realização de mais uma edição do Mercado de Natal de Arganil. Inaugurado no dia 7 de dezembro, foram quatro dias mágicos, de muita diversão e partilha, lembrando aquilo que esta quadra tem de realmente importante.
Transversal, diversificada e com grandes apostas na animação infantil, houve espaço para toda a gente na programação deste Mercado. Para tal, contou-se em animação constante, com os fantásticos e já famosos Jogos do Hélder, que colocaram miúdos e graúdos à prova e que potenciou o contacto entre gerações; com o Pai Natal e o seu duende ajudante que, atarefados foram anotando todos os pedidos e ainda muitas esculturas em balões e pinturas faciais.
Pelo palco do Mercado de Natal passaram ainda, a animada orquestra Rumtatá; a Escola de Dança E.Motion e os seus aprumados bailarinos; a Rita e o João dos Andor Violeta; a formação da Filarmónica Progresso e Pátria Nova de Coja – Prata da Casa; o grupo de dança da RIJu, Coj’Animar; os bonitos cânticos de Natal do Coral 7 de setembro e a boa onda dos Rádio Zebra; os Bombos de S. Nicolau; os truques surpreendentes do Zé Mágico; a Tuna Popular de Arganil; o trapalhão e divertido Circo Lollipop, o hip-hop da Academia Condessa das Canas e o trio Miguel Neves, Rafaela Neves e Rute Martins. Os fins de tarde de sexta-feira e sábado foram ainda abrilhantados pelos Djs Kobra Cub e Dj M e os seus sets natalícios.
Entre estes momentos itinerantes e de palco, ficámos tontos de tantas voltas dar no carrossel do Sr. Abel, fizemos bonitas decorações de Natal no workshop da Inês Andrade, ajudamos o duende a terminar o seu “estendal inacabado” num workshop infantil com Aurora Martins e ouvimos histórias de encantar contadas pela Professora Anabela Seco, enquanto comíamos os biscoitos que Sofia Seco preparava simultaneamente na cozinha. E por falar em cozinha, ainda nos estão no palato as delícias que por lá se prepararam: começámos pelo “Bolo-Rei em 5 minutos” de Arminda Silva; seguimos com as várias opções saudáveis, para equilibrar alguns excessos naturais da época, apresentadas pela Débora Infante; provámos todas as delícias de Natal apresentadas pelo Chef Fábio Bernardino e aprendemos como se fazem Broinhas de Natal com o Chef José Dias.
À festa dos sabores juntou-se a presença de diferentes produtores e artesãos do concelho que, ao garantirem a comercialização de produtos diversificados, não só adoçaram a boca de quem por lá passou, como foram um auxilio essencial na compra dos presentes de Natal.
Já com algumas saudades destes dias de muito convívio e partilha em pleno coração da vila, transportemos agora até às nossas casas, nos nossos corações, tudo aquilo que de bom por lá se viveu. Feliz Natal!