Coro Orfeonistas Uc (17)

Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra homenageiam a benemérita Condessa das Canas através da música

Coro Orfeonistas Uc (7)

Coro Orfeonistas Uc (8)

Coro Orfeonistas Uc (9)

Coro Orfeonistas Uc (10)

Coro Orfeonistas Uc (11)

Coro Orfeonistas Uc (14)

Coro Orfeonistas Uc (16)

Coro Orfeonistas Uc (17)

Coro Orfeonistas Uc (20)

As vozes do Coro de Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra soaram afinadas, no Auditório da Cerâmica Arganilense, no passado dia 5 de novembro, num concerto integrado na iniciativa “40 anos, 40 concertos, 19 personalidades femininas na Região de Coimbra”. A iniciativa encontra-se agregada à programação cultural em rede “Coimbra Região de Cultura 2.0 – Mulheres e Lugares” e tem, como o nome indica, a Mulher como protagonista.

Em Arganil, para além de homenagear todas as Mulheres do concelho, fê-lo especificamente à benemérita Condessa das Canas, à qual se deve a construção do Hospital de Arganil, entre outras ações benemerentes.

Para além de exaltar o importante papel da Mulher na sociedade, este conjunto de espetáculos assinala ainda, quatro décadas de atividade do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra que, curiosamente, é composta apenas por membros masculinos.

Para além destes dois momentos comemorativos foi ainda assinalado simbolicamente o aniversário dos 175 anos da Misericórdia de Arganil, instituição à qual Condessa das Canas estará eternamente ligada, através da oferta de uma medalha comemorativa, entregue pelo Vice-Provedor da instituição, António Carvalhais ao Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa e ao Presidente da Direção do Coro, Paulo Oliveira.

Esta iniciativa, que termina em 17 de dezembro, tem como objetivo levar a Música e a Canção de Coimbra, aos 19 Concelhos da Região de Coimbra, numa inequívoca e importante aproximação da Cultura às populações locais, ao mesmo tempo que relembra o papel histórico e lendário da Mulher na história de cada um dos municípios.