Arganil celebra Dia da Floresta Autóctone com visita à Floresta da Serra do Açor

  • Cartaz Dia Da Floresta Autóctone 2024
  • Mapa

No próximo dia 23 de novembro, o Município de Arganil assinala o Dia da Floresta Autóctone com uma visita de campo às plantações do projeto Floresta da Serra do Açor, a partir das 10:30.

Esta iniciativa será, antes de mais, uma oportunidade para dar a conhecer, no local, os trabalhos realizados no âmbito deste projeto, com particular destaque para a parcela situada em Vinhó, na União das Freguesias de Vila Cova de Alva e Anceriz.

Esta parcela, devastada pelo incêndio de outubro de 2017 e anteriormente dominada por eucaliptos, recebeu, em janeiro de 2021, um povoamento misto de pinheiro-bravo e carvalho-alvarinho. Atualmente, está a ser alvo dos primeiros trabalhos de manutenção, sendo já visíveis os resultados alcançados.

A garantia de manutenção dos povoamentos ao longo de 40 anos representa uma inovação nos modelos de financiamento de projetos florestais e constitui uma das principais mais-valias da parceria estabelecida entre as comunidades locais, através da FSA, e a Jerónimo Martins SGPS, com o apoio técnico e científico da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Além disso, a visita de campo permitirá avaliar no terreno o impacto atual deste projeto inovador de gestão florestal e perceber como, ao longo de 40 anos, está a transformar a paisagem do concelho, promovendo uma floresta mais resiliente e sustentável.

10:30 – Início da visita de campo | Baldio de Vinhó – UF Vila Cova de Alva e Anceriz

Localização: https://maps.app.goo.gl/jXjtKZP6GuSurX9u6 



O PROJETO

O projeto Floresta da Serra do Açor, financiado pelo Grupo Jerónimo Martins em 5 milhões de euros, prevê a plantação de 1 milhão e 800 mil árvores maioritariamente autóctones em 2.500 hectares, devolvendo à Serra do Açor a sua vitalidade natural e preparando-a para enfrentar os desafios ambientais do futuro.