Arganil distingue pessoas, empresas e coletividades no Feriado Municipal

• Coronel Albino Tavares
  • Joaopedropimentel
  • Patrícia Costa Reis

O Município de Arganil vai atribuir uma Medalha do Concelho, em ouro, e 13 Medalhas de Mérito, em prata dourada, na sessão solene do Feriado Municipal, no dia 7 de setembro.

A cerimónia que celebra os 910 história do concelho de Arganil será presidia pelo Ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

As distinções destinam-se a agraciar publicamente pessoas coletivas e singulares que se evidenciem pelo seu trabalho nas mais diversas áreas de atuação, contribuindo para o prestígio e desenvolvimento do concelho de Arganil.

“No dia de celebrara Arganil e os arganilenses é da mais elementar justiça prestarmos homenagem a todos aqueles que, de forma inspiradora, levam e levam o nome do nosso concelho a patamares de excelência e que contribuem para um território mais próspero”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.

1 Medalha do Concelho de Arganil – em Ouro

A Medalha do Concelho de Arganil, a mais alta distinção concedida pelo Município, vai ser atribuída ao General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe de Estado-Maior do Exército.

Eduardo Mendes Ferrão, filho do saudoso Professor José Eduardo Mendes Ferrão, natural de Côja, desempenhou funções de comando em várias unidades, incluindo o Comando das Forças Terrestres e a Brigada Mecanizada. Foi também Comandante do Corpo de Alunos da Academia Militar.

Entres as missões internacionais, comandou a Reserva Tática Terrestre na Kosovo Force e foi Deputy Force Commander na missão MINUSCA da ONU, na República Centro-Africana. Participou, ainda, na criação das EUROFORÇAS e na instalação do Quartel-General da EUROFOR em Florença.

Da sua distinta folha de serviço constam 14 louvores e 17 condecorações, destacando-se a Ordem Militar de Avis Grau de Grande Oficial e a Ordem da Renascença da República Centro Africana Grau de Comendador.

4 Medalhas de Mérito | Personalidades – Prata Dourada

A jovem investigadora Vanessa Coelho Santos será condecoração com a Medalha de Mérito, em reconhecimento do impacto significativo do seu trabalho na investigação científica, particularmente no desenvolvimento cerebrovascular de recém-nascidos.

Com a mesma distinção será agraciado o Coronel Albino Tavares, nomeado como oficial de ligação junto da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe, como homenagem à sua carreira militar notável e ao seu percurso exemplar na Guarda Nacional Republicana.

Também com Medalha de Mérito será distinguido o médico João Pedro Pimentel, em reconhecimento da sua destacada carreira e contribuição na área da saúde pública, incluindo seu trabalho como Delegado de Saúde Regional do Centro e presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro. A condecoração celebra o seu impacto positivo e as melhorias significativas que trouxe para o concelho de Arganil.

Na área da investigação médica, Patrícia Costa Reis, com raízes em Côja, receberá a restante Medalha de Mérito, em virtude do seu notável percurso e contribuição para a medicina e saúde pública. A médica pediátrica não marcará presença na sessão do Feriado Municipal, sendo a distinção entregue em data a ser anunciada oportunamente.

5 Medalhas de Mérito Empresarial – Prata Dourada

No mérito empresarial, destacam-se as empresas do concelho distinguidas como PME Líder em 2023 que não foram reconhecidas pela Câmara Municipal anteriormente: Confriovo; Madibeiras, Sociedade de Madeiras; MTA – Movimento de Terras do Alva e Raúl Correia – Representações. Esta distinção pública sublinha o papel fundamental destas empresas na criação de riqueza e no desenvolvimento económico do território.

5 Medalhas de Mérito Associativo – Prata Dourada

Recebem a Medalha de Mérito Associativo a Liga Regional Cojense; a Comissão de Iniciativas de Cerdeira; a União Nogueirense; A Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Cepos e a Comissão de Melhoramentos de Casal de São José. Estas associações, com mais de noventa anos de atividade, continuam a desenvolver um trabalho relevante no cumprimento do seu objeto social. O reconhecimento municipal pretende enaltecer e agraciar o papel fundamental dessas instituições na promoção de atividades sociais e culturais, bem como no enriquecimento da vida arganilense.

A entrega das 14 distinções honoríficas foi deliberada pela Câmara Municipal de Arganil, em sessão realizada no dia 19 de agosto de 2024.