Arganil é Autarquia Familiarmente Responsável há seis anos consecutivos
Arganil foi distinguida como Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2022, pelas medidas de apoio às famílias implementadas ao longo de 2021. O galardão, atribuído pelo sexto ano consecutivo pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, foi recebido pela vereadora da Ação Social, Elisabete Oliveira, esta quinta-feira, 26 de janeiro, em cerimónia que teve lugar na Fundação FEFAL, em Coimbra.
Revelando-se amplamente satisfeito e honrado com esta nova distinção, o presidente da autarquia congratula-se com o trabalho desenvolvido continuamente na promoção do bem-estar e no aumento da qualidade de vida dos seus munícipes. “Mantemo-nos ao lado das pessoas e muito atentos às suas necessidades, e é a partir dessa postura zeladora e diligente que atuamos; adotando medidas que aliviam os encargos e aumentam as disponibilidades das famílias, proporcionando-lhes maior estabilidade”.
A ajudar a equilibrar o orçamento familiar, surge, desde logo, o pacote de medidas fiscais adotado pelo município, que ganha uma importância acrescida com o aumento generalizado dos preços registado ao longo dos últimos meses. Além da taxa de IMI mais baixa permitida por lei (0,3%), as famílias beneficiam do IMI familiar, obtendo reduções de 20, 40 e 70 euros consoante o número de filhos. Por outro lado, o Município de Arganil devolve aos seus munícipes os 5% do IRS a que teria direito, entregando 255 mil euros às famílias em 2022 e 309 mil euros em 2023. Soma-se a estas políticas de incentivo fiscal a aplicação dos tarifários mais reduzidos do país ao nível do abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.
As medidas implementadas pelo Município de Arganil distinguem-se por ser orientadas para toda a família e por terem um impacto muito significativo no dia-a-dias das pessoas. Desdobram-se em ações e iniciativas que favorecem, desde logo, os alunos do concelho, através da garantia do transporte gratuito desde o pré-escolar até à conclusão do ensino secundário. As medidas educativas envolvem, ainda, a atribuição de cadernos de atividades, o fornecimento de refeições e lanches, bem como atividades de enriquecimento curricular e promoção do sucesso educativo.
Merecendo particular atenção por parte da autarquia, a ação social e a saúde abrangem medidas que se destinam a apoiar as famílias em situação de maior vulnerabilidade, através da atribuição de cabazes com bens de primeira necessidade, apoio à aquisição de medicamentos por parte da população sénior, apoio psicológico, bem como campanhas gratuitas para animais de companhia.
O galardão entregue ao Município de Arganil teve, também, em atenção as ações destinadas a facilitar e promover o acesso à cultura, ao desporto e ao lazer. “Somo uma autarquia próxima das pessoas, que se empenha nas respostas que as famílias procuram, e as políticas que implementamos revelam isso mesmo”, frisou o presidente da Câmara.
Arganil recebeu a bandeira verde com palma, a mais alta insígnia atribuída pelo OAFR, exclusiva para os municípios que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivos.