Arganil vai acolher novo Polo do Instituto Politécnico de Coimbra
O Município de Arganil e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) formalizaram, no passado dia 22 de abril, a criação do novo Polo de Arganil do IPC.
A assinatura do protocolo de constituição e instalação decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e marca o arranque oficial do projeto SIMA – Smart Innovative Mobility Arganil, orientado para a mobilidade do futuro.
Este novo centro, que terá a componente letiva integrada em instalações na Vila e as componentes de desenvolvimento e testagem na Área de Acolhimento Empresarial da Relvinha, pretende afirmar-se como uma referência nacional no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis no domínio da mobilidade inteligente e autónoma.
Com inspiração na forte ligação de Arganil ao Rally de Portugal, Luís Paulo Costa, Presidente da Câmara Municipal, destacou que este projeto pretende criar “um ecossistema onde o ensino, a investigação e o mercado se encontram, posicionando Arganil como um centro diferenciado para testar e validar tecnologias de mobilidade”.
De acordo com Jorge Conde, Presidente do IPC, “este projeto é o reflexo do compromisso assumido por esta presidência de tornar o ensino mais endógeno e ajustado à realidade de cada território. Com este novo Polo, pretendemos colocar Arganil no mapa, com uma semente no setor da mobilidade autónoma e sustentável”.
É também um incentivo a levar alunos para fora dos grandes centros, aproveitando as potencialidades de cada região. “Este protocolo de parceria estratégica dedicado à mobilidade inteligente e limpa faz todo o sentido acontecer aqui, em Arganil, tendo em conta o histórico da cidade com raízes à competição automóvel e ao automobilismo, mundialmente conhecido e reconhecido”, refere.
Este projeto, num valor candidatado de cerca de 1 milhão de euros, visa promover a qualificação de técnicos, fomentar a transferência de conhecimento e atrair investimento para o território.
Com abertura prevista para o ano letivo de 2026/2027, o novo Polo considera, ainda, o lançamento de novas ofertas formativas, com destaque para cursos profissionais e técnicos especializados, em áreas como a eletromobilidade, condução automatizada, análise de big data ou química das baterias.