Atividade “Ser Arqueólogo” marcou Jornadas de Arqueologia deste ano em Arganil
Ser arqueólogo por um dia, ou pelo menos por umas horas, era a promessa do programa das Jornadas de Arqueologia em Arganil, que decorreu no Núcleo Museológico, no passado dia 16 de junho. E assim foi, para as muitas crianças que nesse dia por ali passaram.
De ferramenta na mão e muito ansiosas com aquilo que podiam encontrar na grande caixa de areia, foram fazendo todo o processo de escavação, com as orientações do arqueólogo Fernando Neves. Alguns achados arqueológicos depois, foi tempo de juntar tudo aquilo que tinham conseguido recolher e fazer o então puzzle cerâmico, que viria a revelar um objeto conciso e que todos facilmente reconheceram.
A alegria era contagiante e foi de sorriso bem rasgado e olhos inundados de curiosidade, que os participantes foram realizando todas as atividades propostas, fazendo perguntas e interessando-se pela temática, que no fundo é um dos objetivos destas Jornadas que anualmente e através de atividades várias, pretendem a partilha de conhecimento e a promoção de toda a linha de intervenção da arqueologia, aumentando a sua visibilidade e sensibilizando para a necessidade de proteção do património arqueológico.
O Município de Arganil relembra que esta atividade didática e de sensibilização patrimonial vai estar disponível no Núcleo Museológico de Arganil até ao final do mês de agosto.