Atividades radicais, mergulhos, música e muita animação marcam Semana da Juventude em Arganil
Foi, novamente, entre mergulhos, atividades radicais, teatro e música, que os jovens do concelho de Arganil viveram a Semana da Juventude.
O Município de Arganil voltou a traçar um plano diversificado para assinalar a Dia Internacional da Juventude, o qual levou mais de uma centena de jovens pelos caminhos do concelho. Com início no dia 10 de agosto com a quinta edição do Arganil Summer Fest, um evento organizado pelas Associações Juvenis Projeto Radical, Chama Viva, Cume e os Columbinos, protagonizou momentos de boa disposição e muito convívio, no Parque Verde Urbano do Sub-Paço (Arganil).
No dia 12 de agosto, data em que se celebra oficialmente o Dia Internacional da Juventude, os participantes embarcaram numa aventura cujo destino seria a Praia Fluvial da Cascalheira, na freguesia de Secarias. Numa parceria conjunta com a FAJDC e o Município de Tábua, esta apreciada atividade contou com slide; ponte tirolesa, insufláveis e canoagem no rio Alva.
Ainda no dia 12 de agosto, a Casa das Coletividades foi palco da apresentação do espetáculo: A Viagem, uma criação do Grupo de Teatro Teia, construído a partir de um workshop realizado pela ONGD Rosto Solidário, no âmbito dos temas das Migrações e Interculturalidade e que se revelou uma verdadeira viagem sem sair do lugar.
No dia seguinte, terça-feira, já no baixo concelho, o dia dividiu-se entre atividades radicais em Santa Quitéria, na freguesia de Pombeiro da Beira e a descida do rio na Barragem das Fronhas, na freguesia de São Martinho da Cortiça. Terminou depois, com um lanche na aprazível zona de lazer Volta da Lomba.
No último dia de programação, o grupo de jovens rumou até à União de Freguesias de Côja e Barril de Alva, para se aventurar numa caminhada aquática, com tempo para, antes de regressar, dar uns mergulhos revigorantes na Praia Fluvial de Côja.
Numa semana que fica marcada por muitas e diversas atividades como o paintball, tirolesa, slide, rapel, bubble football, canoagem,stand up paddle, caminhada aquática, entre outras, o programa destacou-se também pela sua gratuitidade, resultado do reconhecimento por parte da autarquia do imprescindível papel da juventude, que se afigura como um pilar essencial de desenvolvimento da nossa comunidade e do seu futuro.
Agradecemos por isso a todos os jovens que se deixaram desafiar e aceitaram o nosso convite.
As iniciativas contaram com o envolvimento de diferentes parceiros a quem o Município agradece a colaboração: Município de Tábua, FAJDC; Freguesia de Pombeiro da Beira; Freguesia de São Martinho da Cortiça; Freguesia de Secarias, União de Freguesias de Côja e Barril de Alva, Associação Juvenil Cume; Associação Juvenil “Os Columbinos” Associação Juvenil Projeto Radical; Grupo de Jovens Chama Viva.