Bandeiras Verdes 2024 hasteadas em todas as escolas do concelho
Já se encontram hasteadas, nas nove escolas do concelho de Arganil, as Bandeira Verde Eco-Escolas, em virtude da atribuição destas distinções no passado mês de outubro em Torres Novas e que consagram mais uma vez esta autarquia, um Município 100% Eco-Escolas. Arganil é um dos apenas 4 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e um dos 29 municípios do país com esta distinção, somando-lhe ainda o facto de ser um Eco-Agrupamento.
A primeira cerimónia de hastear de bandeira do concelho, aconteceu no dia 6 de novembro na EB1 e JI de Arganil, numa cerimónia muito animada, à qual se juntaram-se o Vereador da Educação, Luís Almeida e a Diretora do Agrupamento de Escolas, Anabela Soares, que reforçaram e aplaudira, mais uma vez, o mérito do trabalho desenvolvido pelos alunos e restante comunidade escolar, no alcance de tão importante distinção.
Seguiram-se, no dia 8 de novembro, as cerimónias de hastear de bandeira Eco-Escolas na Escola Secundária de Arganil e no JI/EB1 de Pomares, no dia 11 de novembro, nos JI/EB1 de Sarzedo, Côja, Pombeiro da Beira e EB 2,3 Dr. Mendes Ferrão – Côja com a última cerimónia a ter lugar hoje, dia 12 de novembro, na EB 2,3 de Arganil.
Relembra-se que para além das Bandeiras Verdes Eco-Escolas, agora hasteadas e do título 100% Eco-Escolas, houve ainda outros projetos que mereceram destaque individual, tais como: 1º prémio no projeto de Upcycling, no projeto Geração Verdão, no projeto de Hortas Bio nas Eco-Escolas e no projeto Resíduos Energia do Futuro para o JI/EB1 de Arganil, assim como um 2º e 3º prémios com o “Painel da Alimentação – açúcar” e “Brigada da Cantina” e ainda, no âmbito da temática Roupas Usadas não estão acabadas, o 2º lugar, com o trabalho “Criar com Estilo | Eco-Escolas em Tecido”. Para além destas distinções ainda obteve duas menções honrosas, uma para a “Escultura de Mocho” e outra para a “Collage Paisagem do meu concelho”, cujo 1º prémio também veio para Arganil, mas para a Escola Básica 2,3 de Arganil, que obteve também uma menção honrosa, no projeto “O Mar começa aqui” do concurso regional da Águas do Centro Litoral.