Câmara celebra protocolo para reabilitação e limpeza de linhas de água
A Câmara Municipal de Arganil celebrou, no passado dia 19 de abril, um Protocolo de Colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai permitir a limpeza e a reabilitação de linhas de águas nas zonas do concelho afetadas pelos incêndios de 2017, dando início à campanha de prevenção de combate aos incêndios em 2018.
O acordo foi assinado na sede da Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH), em Coimbra, pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, e pelo vice-presidente do Conselho Diretivo da APA, António Sequeira Ribeiro, na presença da diretora da ARH do Centro, Celina de Carvalho.
Tendo em vista a recuperação do património natural fluvial e a manutenção das suas condições naturais, as intervenções de regularização nas linhas de água, no valor de 400 mil euros, vão beneficiar a Ribeira de Pomares, que apresenta acentuados níveis de erosão, o Açude do Sarzedo e a Ribeira de Folques. Prevê-se que obras se desenrolam com a celeridade que se impõe atendendo ao aproximar da época balnear.
Este acordo com a APA é fruto de um protocolo de colaboração técnica e financeira entre esta entidade e o Fundo Ambiental, que prevê um apoio ao financiamento das intervenções urgentes e impreteríveis de regularização fluvial, até ao montante de 12 milhões de euros nos concelhos afetados pelos incêndios florestais.