Câmara de Arganil aposta em Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia, mantendo viva uma das tradições mais antigas do país
Em 2019, a autarquia dirigida por Luís Paulo Costa volta a reunir as Tunas Concelhias – Arganil, Côja e São Martinho da Cortiça – para cantar o natal e as janeiras no concelho de Arganil.
A continuidade do programa de animação cultural, integrado nos festejos natalícios do Município, conta este ano com a participação do Orfeon Maestro Alves Coelho que se associa assim à expressão de uma tradição que se mantém viva nas memórias de infância de todos.
A iniciativa que procura enaltecer o espírito natalício e os valores intrínsecos da época desafiou, nesta segunda edição, as associações culturais a adaptarem o seu reportório à quadra festiva, evocando cantares conhecidos de toda a população, possibilitando a participação do público nas atuações.
Os primeiros locais a ouvir os acordes das guitarras e o eco das canções serão Pomares e Piódão, dia 15 de dezembro, seguindo-se Cepos, a 21 de dezembro. Despedem-se do ano, a 29 de dezembro, Benfeita e Pombeiro da Beira, encerrando-se a iniciativa a 05 de janeiro, na Cerdeira.
A preservação da identidade do povo de Arganil, a comunhão e partilha entre gerações e a oferta de programas culturais diversificados à população das freguesias mais distantes do concelho, são o mote para esta segunda edição de Cantares de Natal e Janeiras na Aldeia.