Campanha de Vacinação Antirrábica 2024

O Município de Arganil, numa parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), leva a efeito em junho, mais uma campanha anual de vacinação antirrábica, no âmbito do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e outras Zoonoses.

A campanha prevê a deslocação do Veterinário Municipal às freguesias do concelho de Arganil, nos dias, horários e locais que podem ser consultados aqui e que também se encontram afixados para consulta nas sedes das Juntas/Uniões de Freguesias e na Câmara Municipal.

Recorda-se que a vacinação antirrábica é obrigatória dos cães com mais de três meses de idade em todo o território nacional e que, a identificação eletrónica (microchip) dos animais de companhia, pela sua marcação e registo no SIAC, deve ser realizada até 120 dias após o seu nascimento.

Este procedimento está sujeito ao pagamento de taxa, anualmente determinada pela DGAV e conforme o período em que é feita a sua aplicação, sendo que em 2024 os preços são os seguintes:

Vacinação antirrábica (taxa única E): 10,00 euros;

Identificação eletrónica / Registo SIAC: 2,50 euros.

Boletim Sanitário: 1,00 euro.

Para usufruir desta campanha os detentores dos animais devem fazer-se acompanhar, do próprio cartão de cidadão, ou na sua ausência, do bilhete de identidade e cartão de contribuinte.

Edital – Vacinação Antirrábica (Concentrações)