Celebrado acordo de financiamento para reabilitação da Igreja de Pombeiro da Beira
O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, congratula-se com o apoio financeiro destinado à reabilitação da Igreja Matriz de Pombeiro da Beira, no âmbito do Programa Equipamentos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
Durante a cerimónia de assinatura do contrato de financiamento, que decorreu no dia 21 de outubro, na própria igreja, Luís Paulo Costa considerou o apoio superior a 25 mil euros um passo significativo para a preservação e valorização do património histórico da freguesia.
“Este é um monumento com 400 anos de história e a sua preservação é essencial para a identidade da freguesia de Pombeiro da Beira e do concelho”, referiu o presidente da autarquia, agradecendo o envolvimento do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, bem como o esforço da comunidade, destacando empenho dos pombeirenses Graça Lopes e Avelino Pedroso.
O financiamento de 25.634 euros cobre metade dos custos da obra, orçada em 51.268 euros, destinada à requalificação do exterior da igreja. A próxima etapa será garantir o apoio para a reabilitação do interior, com particular atenção para o Altar-Mor do século XVI, que necessita de intervenção urgente.
O Secretário de Estado, que presidiu à cerimónia, reconheceu a importância das intervenções patrimoniais, salientando que “o valor destas ações não se mede apenas em termos financeiros, mas também pelo impacto incalculável que têm nas comunidades”. Referiu ainda que, embora não exista dotação financeira imediata para apoiar a intervenção interior, essa possibilidade poderá ser considerada futuramente.
O padre Lucas Pio, presidente do Conselho Económico da Fábrica da Igreja de Pombeiro da Beira, reforçou o apelo para que as entidades e a população continuem a apoiar a conservação do património, essencial para preservar a identidade cultural de Pombeiro da Beira e do concelho de Arganil.
Em representação da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira, a secretária Mónica Soares apelou à continuidade do apoio para preservar o património e honrar o passado da freguesia, sublinhando a importância de assegurar o financiamento necessário para as obras no interior da igreja.