Construção de 29 apartamentos para habitação a custos acessíveis
Foi assinado, esta sexta-feira, o auto de consignação para a construção de 29 apartamentos na Avenida da Nossa Senhora do Mont’Alto, em Arganil, no âmbito do Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis.
Com início para breve e conclusão prevista para junho de 2026, a empreitada envolve um investimento superior a 4,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Estes edifícios vão ser construídos de raiz para promover o arrendamento a preços acessíveis, destinado a famílias que não encontram resposta no mercado tradicional devido à incompatibilidade entre os seus rendimentos e os valores de renda praticados.
“A criação deste Parque Público de Habitação a Custos Acessíveis surge como resposta às dificuldades que muitas famílias, mesmo com rendimentos estáveis, enfrentam para conseguir arrendar casa. A escassez de oferta tem pressionado os preços, tornando o acesso à habitação um desafio crescente”, afirma Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.
A intervenção prevê a construção de três edifícios de habitação coletiva, compostos por três pisos acima do nível do solo e uma cave comum aos três edifícios, destinada a estacionamento. As 29 frações habitacionais terão tipologias T0, T1, T2 e T3.
Luís Paulo Costa salienta a importância da criação deste parque público de habitação pelas condições vantajosas que lhe estão associadas, permitindo dar resposta às carências habitacionais existentes. “Este projeto assume grande importância para Arganil, ao garantir que, por exemplo, os nossos jovens possam estabelecer-se no concelho, usufruído de uma qualidade de vida plena, com condições dignas e acessíveis”.
Eficiência energética e acessibilidades
O projeto foi concebido em conformidade com as exigências de eficiência energética, promovendo a melhoria do desempenho dos edifícios. Serão adotadas soluções que garantem um melhor isolamento térmico e acústico, contribuindo para a redução do consumo energético e para a sustentabilidade ambiental.
Além disso, os edifícios serão dotados de acessibilidades melhoradas, assegurando condições adequadas para residentes com mobilidade reduzida.
O Parque habitacional representa uma oportunidade única, alinhado com as políticas do Município de Arganil, dando resposta à dificuldade de diversas famílias, ainda que com rendimentos médios.
![Financiamentos Prr](https://www.cm-arganil.pt/wp-content/uploads/2024/06/financiamentos-PRR-1030x148.png)