Crianças do 1º CEB de Arganil foram hoje a pé para a escola

Foi com grande entusiasmo e de sorriso no rosto que as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico de Arganil rumaram esta manhã a pé, até à escola, no âmbito da atividade “Boleia Humana – Vamos a pé para a Escola”. Esta ação, que decorreu em simultâneo nos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Góis, Lousã, Mealhada, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua e Soure, foi dinamizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra na esfera da Rede Intermunicipal de Educação, inspirada na Carta das Cidades Educadoras.

O objetivo, para além da promoção da mobilidade e acessibilidade das crianças e jovens, através de modos de deslocação mais saudáveis e sustentáveis, assentava na sensibilização, análise e sobretudo no repensar da utilização do espaço público no trajeto das crianças e jovens entre casa e a escola. Tal missão foi concluída com sucesso. As crianças foram durante o percurso identificando aquilo que consideram ser um obstáculo à sua passagem e partilhando com os vigilantes, formas de o cumprir em segurança.

O Vereador da Educação, Luís Almeida acompanhou as crianças a partir do ponto de paragem do Sub-Paço, às quais, durante o caminho se foram juntando os grupos das paragens junto ao Intermarché e do Paço, num total de cerca de 50 participantes. A felicidade e entusiamo estampado no rosto de cada criança, enquanto faziam juntas o caminho da escola, faz acreditar que esta é uma ação educativa para replicar, por crianças mais independentes, responsáveis e saudáveis e por uma vila mais sustentável.

Boleia Humana (1)

Boleia Humana (2)