Exposição itinerante sobre troca de seringas inaugurada em Arganil

• Img 0663
  • Img 0630
  • Img 2255
  • Img 2281
  • Img 2270
  • Img 2265
  • Img 2260
  • Img 2250
  • Img 2247
  • Img 2246
  • Img 2244
  • Img 0643
  • Img 0655
  • Img 0632

Decorreu esta quarta-feira, 10 de julho, uma visita guiada à exposição «A intervenção das farmácias – 30 anos do Programa de Troca de Seringas».

A vice-presidente e vereadora da saúde da Câmara Municipal de Arganil, Paula Dinis, foi anfitriã desta viagem que percorre três décadas de luta contra a infeção de VIH/SIDA e o seu impacto na saúde pública em Portugal.

A exposição está patente no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, na Câmara Municipal, até ao final do mês de julho.

A visita à mostra, acompanhada e explicada pelo Diretor do Museu da Farmácia, João Neto, culminou numa conversa que incitou à reflexão e explorou dois temas atuais: «Do vírus da Sida à Covid – da ação à prevenção».

Numa reflexão sobre o impacto e a importância das medidas de saúde, Paula Dinis destacou o papel dos municípios como promotores da prevenção e das políticas de saúde em parceria com entidades locais.

“Com a assunção das competências na área da saúde, os municípios têm a responsabilidade de assegurar o correto funcionamento das instalações e equipamentos onde são prestados os cuidados de saúde primários, sob uma estratégia municipal de saúde que estabelece uma linha orientadora, objetivos e metas”.

O Município de Arganil é o primeiro a acolher esta exposição de caráter itinerante, que esteve antes patente no Museu da Farmácia de Lisboa e Porto.