Feira das Freguesias: festa e tradição confirmam edição de sucesso
Cumpriu-se em Arganil, no passado fim-de-semana, mais uma edição da Feira das Freguesias – Mostra Gastronómica, um dos eventos com mais expressão no concelho e que reúne, no mesmo espaço, o melhor da gastronomia de cada uma das freguesias do concelho, num verdadeiro festim para o palato. Durante ininterruptos quatro dias, sentámo-nos à mesa dos sabores e iguarias locais e até o São Pedro, que inicialmente não quis colaborar com a meteorologia, acabou por se render à festa e proporcionar um ambiente ameno e agradável.
Inaugurada no dia 8 de junho, por ser feriado, e, num momento simbólico dadas as condições meteorológicas, arrancou com entusiamo e com a promessa de ser uma festa inesquecível. E foi!
A já tradicional volta de degustação das iguarias que durante os dias de Feira viriam a ser servidas por cada uma das tasquinhas, ficou adiada para sábado e decorreu, já com o São pedro do nosso lado. A partir daqui já nada suspendia a celebração de um concelho unido e em festa.
Aos cardápios diários juntou-se a cultura e tradição e, durante os quatro dias de festa muitos Grupos Folclóricos, Filarmónicas, entre outras formações musicais ou de dança do concelho, passaram pelo palco, deliciando o público com as suas atuações. Com o intuito de promover e preservar uma das receitas mais típicas e antigas do concelho de Arganil, a Confraria do Bucho de Arganil promoveu, no sábado, um encontro de Produtores ao qual se deu o nome: “O Bucho, enquanto símbolo identitário do concelho de Arganil”, num interessante e importante contributo e abordagem. Este dia terminaria, já a noite contava muitas horas, numa verdadeira festa popular abrilhantada pelo grupo de baile Cherry on Top.
Do Concurso Gastronómico integrado no certame saíram vencedoras a Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça, na categoria de Prato Principal com um delicioso Cabrito assado pelo Clube Recreativo da Sobreira; a Freguesia de Pomares, na categoria Sobremesa, com o já costumado e delicioso Coscorel, confecionado pelo Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva e, na categoria de Decoração, a Freguesia de Pombeiro da Beira que arrecadou este galardão através de uma surpreendente e típica ornamentação do seu espaço.
A confraternização tão caraterística deste evento fez-se também no Mercado Municipal, espaço contíguo ao recinto da Feira. Sob o mote “Há festa no Mercado”, deu-se continuidade à folia noite adentro, desta feita com DJs e muita animação, uma responsabilidade dos bares noturnos de Arganil.
Para recordar, deixamos-lhe na galeria de fotos, alguns desses momentos, únicos e memoráveis, de quatro dias de celebração em Arganil.