Festa e folia, assim foi o evento Marchas Populares de Arganil
As Marchas Populares regressaram a Arganil, no passado sábado, para uma majestosa apresentação no Parque Verde do Sub-Paço. Organizado pelo Município de Arganil, este evento contou com as marchas conterrâneas da APPACDM, de São Martinho da Cortiça, e da Associação Atlética de Arganil e, enquanto convidadas, as marchas da Freguesia do Campo – Viseu e de Santa Clara – Coimbra.
Foram cerca de 300 os marchantes que em desfile desde a Praça Simões Dias, pisaram a arena do Sub-Paço, para se apresentarem ao público presente proporcionando-lhes uma verdadeira noite de festa, folia, cor e alegria, fechando assim o ciclo das tradicionais festas que honram os Santos Populares.
Foi à marcha da Freguesia do Campo – Viseu que coube a honra de abrir a noite. Sob o tema “Amor” e envergando trajes frondosos e adornados de corações, abriu a sua apresentação com um par de namorados passeando numa Vespa, representando o veículo perfeito para cortejar a moças casadoiras. Seguiu-se-lhe, de amarelo e azul a Marcha da APPACDM. Constituída por 12 pares, esta marcha surge principalmente no seio desta Associação como exercício de domínio do corpo, da destreza, da independência e de socialização da pessoa com deficiência. Por outro lado e muito importante, pela participação e inclusão destas pessoas na comunidade. A sua alegria foi contagiante e o brilho nos seus olhos demonstrou bem o orgulho com o qual dançaram e representaram aquela que é também a sua casa.
São Martinho da Cortiça – Arganil, marcharia a seguir sob o tema “As Vindimas”. Esta marcha composta por mais de 50 marchantes que envergavam bonitos fatos cor de uva, alusivos à vindima e ao vinho, desfilaram de cestos nas mãos e arcos, quais parreiras das videiras cantando efusivamente e representado todas as etapas da vindima, desde a apanha da uva até à prova do vinho novo.
A Associação Atlética de Arganil marcharia logo a seguir. De branco e azul, cores da Associação e, sob o mote da “alegria na voz do povo”, rodaram as saias e bambalearam as ancas. Com orgulho e alegria, cantou-se e dançou-se Arganil com fulgor.
A fechar a apresentação dos grupos marchantes, apresentou-se a marcha convidada de Santa-Clara – Coimbra. Com as “tradições portuguesas” como tema central da sua atuação, trajes e acessórios, aludiram a filigrana, o Galo de Barcelos, o Vinho do Porto, o fado de Coimbra, a sardinha assada, um símbolo que tão bem carateriza esta época do ano, o Zé-povinho, as festas de Tomar, o cante alentejano e aos doces do Algarve. Uma verdadeira viagem de norte a sul do país percorrendo as tradições tão típicas de cada região de Portugal.
O evento terminou com a entrega das fitas personalizadas deste encontro, colocadas no porta-estandarte de cada uma das marchas participantes, pela Vice-Presidente Paula Dinis, pelo Vereador Luis Almeida e pelo Vereador Filipe Frias. Elogiando o empenho e o esforço de cada um dos grupos envolvidos, a Vice-presidente, aproveitou para parabenizar pelo espetáculo proporcionado numa noite tão bonita, na qual ficou bem marcada a dedicação de cada um deles em manter viva esta tradição tão nossa.