FICABEIRA e Feira do Mont’alto sem edição 2020, mas a cultura vai estar em palco em Noites de Verão

Em virtude da atual situação de pandemia em que o país e o mundo se encontram, a Câmara Municipal de Arganil decidiu suspender a edição deste ano da Ficabeira e Feira do Mont’Alto. Trata-se de uma decisão ponderada e necessária, que tem como principal finalidade a preservação da saúde pública, atendendo à dimensão e ao amplo número de visitante que o certame atrai.

O cancelamento daquela que seria a 39.ª edição da Ficabeira tem em linha de conta a legislação em vigor e assemelha-se às decisões tomadas pelos executivos das câmaras municipais de toda a região de Coimbra. O Feriado Municipal, comemorado a 7 de setembro, vai ser simbolicamente celebrado num formato que está ainda em preparação e que vai dignificar o dia do concelho de Arganil.

O evento Noites de Verão, que traz anualmente à Praça Simões Dias muita animação nas noites mais quentes da estação, não foi suspensa, embora se realize com algumas limitações e uma nova abordagem. Com início no dia 31 de julho e término no dia 5 de setembro, decorre em todas as sextas-feiras e sábados à noite deste período, tendo em conta as recomendações da DGS e as normas em vigor.

O recinto de realização deste evento vai situar-se junto ao Cruzeiro, em Arganil, na sequência das obras que se encontram a decorrer nos Paços do Concelho, numa programação ainda em elaboração mas que cobre várias vertentes da cultura como teatro, música ou dança. Fernando Pereira, arganilense e grande promotor da Serra do Açor e da região nas suas obras musicais, foi já confirmado nesta programação e vai atuar no dia 8 de agosto.