Inauguração da 40.ª FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2023
A 40.ª FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2023 foi inaugurada, no dia 6 de setembro, pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa.
Na sessão de boas-vindas de uma edição que descreve como “marcante e especial”, o presidente da Autarquia destacou o contributo financeiro que o certame vai poder oferecer ao projeto Casa dos Afetos, da APPACDM Coimbra.
“Cada bilhete que comprarem representa uma pedra fundamental na construção deste lar residencial para pessoas com deficiência intelectual. Estarão a fazer parte de uma história inspiradora e de esperança.”
A receita total vai reverter para a construção deste equipamento residencial para pessoas com deficiência intelectual da unidade local da Associação Portuguesa de Pais Amigos do Cidadão Doente Mental, orçado em cerca de 1,1 milhão de euros.
Ana Abrunhosa evidenciou o “valor acrescido” da FICABEIRA e Feira do Mont’Alto, por se assumir como uma “montra privilegiada do dinamismo do território e do que melhor se faz no município, a nível industrial, agrícola, comercial e cultural”.
Felicitando a Autarquia pela organização, a Ministra enalteceu “o grande espírito de cooperação entre o Município de Arganil e a sua comunidade, que é um exemplo extraordinário de solidariedade”.
Cobertura integral de fibra ótica ainda este ano
Durante a sessão de abertura do certame, Luís Paulo Costa alertou a Ministra da Coesão Territorial para os desafios e entraves enfrentados pelo Município quando se trata de atrair e fixar pessoas no território. “Precisamos com urgência de uma rede de comunicações minimamente sólida”, apontou o presidente da Câmara.
“Temos ainda muitas zonas do território que continuam sem rede de telemóvel e algumas aldeias não têm, sequer, aquilo que supostamente é um serviço universal: o telefone fixo. A Internet é uma realidade longínqua para uma parte do concelho”.
Em resposta, Ana Abrunhosa garantiu que, muito em breve, será lançado o concurso público internacional para cobrir de fibra ótica as zonas cinzentas do território nacional.
Na ordem dos 350 milhões de euros, o concurso permitirá cobrir com fibra ótica todas as zonas cinzentas que subsistem no território nacional. “Finalmente, vamos poder cumprir algo que é de elementar justiça para colocar todos os territórios em pé de igualdade, pelo menos nas estradas da sociedade de informação”, referiu a Ministra da Coesão Territorial.
Ministro da Educação garante que requalificação da Escola Secundária está para breve
De visita ao certame no dia 8 de setembro, o Ministro da Educação, João Costa, confirmou que a Escola Secundária de Arganil está entre os estabelecimentos de ensino “que mais rapidamente vai iniciar obra”.
A garantia foi dada durante a sessão de entrega dos diplomas aos formandos do Centro Qualifica, do Agrupamento de Escolas de Arganil, em resposta ao apelo formulado pelo presidente da Câmara e pela diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares.
O Município de Arganil dirigiu, ao longo dos últimos anos, múltiplos e sucessivos apelos ao Governo, no sentido de ver concretizada uma obra prioritária para Arganil, que se propõe a melhorar as condições de conforto e de segurança daquele estabelecimento, respondendo às necessidades da comunidade escolar e valorizando, dessa forma, o sistema de ensino do concelho.
A comprovar o compromisso com a educação e com os alunos do concelho, o Município de Arganil tomou a iniciativa de contratualizar o projeto de execução, disponibilizando-se para ajudar o Governo a resolver os problemas escola quando o financiamento na ordem dos 4 milhões de euros se efetivar.